Portugal

Idosa desaparecida aparece em café e foi salva por pastor

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 hora atrás em 06-10-2025

A população de Travanca, no concelho de Mogadouro, respira de alívio após o desaparecimento de uma idosa de 76 anos, portadora de Alzheimer, ter terminado de forma inesperada e considerada por muitos um “milagre”.

A mulher desapareceu na terça-feira da semana passada, quando se desorientou ao sair de casa. Foi o próprio filho quem, ao regressar do trabalho, estranhou a ausência da mãe e alertou as autoridades. Durante a noite, os caminhos paralelos à aldeia foram batidos até às 4:00 sem qualquer sucesso.

Quando a esperança começava a esmorecer, a idosa surgiu no café de Figueirinha, localidade vizinha de Travanca, acompanhada por um pastor. “Foi a minha mãe que foi ter com um pastor e lhe disse que não sabia onde estava”, contou ao Correio da Manhã uma filha da idosa.

PUBLICIDADE

Após ser localizada, a mulher foi levada pelos filhos ao serviço de urgência para observação. Apesar de ter arranhões e sangue na boca, consequência de uma provável queda, os médicos verificaram que os valores de glicemia e pressão arterial estavam controlados. “Sobreviveu uma noite ao relento e foi-se alimentando da fruta que foi apanhando pelo caminho”, acrescentou a filha.

Devido à doença, a idosa não conseguiu explicar o que aconteceu. “Não se lembra do que se passou, mas o caminho onde encontrou o pastor e pediu ajuda era aquele que fazia em criança”, explicou ainda a filha, destacando a incrível memória residual que guiou a mãe em meio à desorientação.

O episódio terminou de forma feliz, reforçando a importância da união da comunidade e da rápida ação da GNR em situações de desaparecimento de pessoas vulneráveis.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE