Coimbra
Idosa aerotransportada da Suíça para as urgências dos Hospitais de Coimbra

Uma mulher, com cerca de 90 anos, foi recebida e transportada, esta tarde, 23 de fevereiro, até às urgências dos Hospitais da Universidade de Coimbra pelos bombeiros voluntários, após ter sido aerotransportada da Suíça até ao aeródromo Bissaya Barreto, em Cernache.
O transporte foi solicitado, ontem, 22 de fevereiro, pelo Centro Hospitalar Universitário Vaudois, em Lausanne, na Suíça para a corporação portuguesa, explicou ao NDC Ricardo Domingos, comandante dos Bombeiros Voluntários de Coimbra, em regime de substituição.
O motivo pelo qual a mulher foi aerotransportada é desconhecido por parte dos bombeiros, uma vez que não têm acesso aos dados clínicos da doente, mas o comandante adiantou que “não era uma vítima crítica” e que “vinha a receber oxigénio”. “Estes transportes acontecem por vezes, não são frequentes, mas acontecem”, referiu.
Os subchefes Rui Costa e Bruno Costa dos Bombeiros Voluntários de Coimbra foram os elementos da tripulação de emergência pré-hospitalar que realizaram o transporte até às urgências.
A idosa é portuguesa e reside na região Centro.
Na página de Facebook, a corporação conimbricense mostrou a sua satisfação com a “excelente interação com a equipa médico-sanitária”, desejando “um ótimo regresso” até à Suíça.