Coimbra

Idealmed cria centro de tratamento das doenças da tiróide

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 24-05-2018

A Idealmed, futuro Hospital da Luz Coimbra (confirma-se a designação avançada por Notícias de Coimbra), apresenta sexta-feira, dia 25 de maio, no Dia Mundial da Tiróide, o novo Centro de tratamento das doenças da tiróide, englobando uma equipa multidisciplinar constituída por especialistas em Endocrinologia, Cirurgia Geral, Medicina Nuclear e Imagiologia.

PUBLICIDADE

Luísa Barros, José Carlos Campos, Maria João Cunha, Pedro Gil Agostinho, Paula Lapa, André Lázaro e Carolina Moreno

Desde o início da sua atividade a Idealmed tem, no seu corpo clínico, todas as especialidades necessárias ao diagnóstico e tratamento das doenças da tiróide – Endocrinologia, Cirurgia, Medicina Nuclear, Imagiologia e Anatomia Patológica.

“Ao longo destes seis anos, temos trabalhado em equipa e foram já muitos os doentes que viram o seu problema de saúde resolvido integralmente na Idealmed. A ideia de criar de um centro de referência surge assim naturalmente com o objetivo de divulgar, engrandecer e melhorar o trabalho que tem vindo a ser feito” explica Luísa Barros, endocrinologista e responsável pelo do Centro de tratamento das doenças da tiróide.

PUBLICIDADE

publicidade

As doenças da tiróide são muito prevalentes afetando cerca de um milhão de portugueses. “A tiróide é de facto, de acordo com o tema do dia mundial da tiroide que hoje se comemora, o “Painel de Controlo do Corpo”, ou seja, as hormonas que esta glândula produz têm um papel regulador em todo o organismo. Quando as doenças da tiróide não são diagnosticadas e devidamente tratadas, há um grande prejuízo para a qualidade de vida das pessoas. Compreende-se então a importância de existirem centros que agrupem profissionais diferenciados e experientes bem como meios complementares de diagnóstico de excelência” refere Luísa Barros.

A Idealmed afirma que é o “único centro privado em Coimbra que agrupa todos estes meios no mesmo edifício o que favorece o contacto entre os profissionais, encurta o tempo entre as marcações de exames, consultas e tratamentos o que se torna mais cómodo para o doente”.

PUBLICIDADE

Segundo Carolina Moreno, endocrinologista deste centro, o especialista nesta área está melhor preparado para diagnosticar corretamente as doenças da tiróide, muito díspares e com especificidades de caso para caso. “Ao especialista em Endocrinologia compete diagnosticar e orientar o tratamento. Para o diagnóstico, para além de ouvir e examinar cuidadosamente o doente em causa, são necessários os exames adequados a cada caso (de laboratório, exames de imagem e, menos frequentemente, de medicina nuclear)” afirma a médica.

A maioria das doenças da tiróide são tratadas com comprimidos em doses individualizadas ou carecem apenas de vigilância como é o caso dos nódulos da tiróide após correta exclusão de malignidade.

No caso da cirurgia, os cirurgiões que integram este novo centro, José Carlos Campos e André Lázaro, explicam que a cirurgia da tiróide pode ser necessária em casos de bócio (aumento de volume da tiroide) por um único nódulo ou multinodular ou ainda quando a essa situação se associa hipertiroidismo.

“Os nódulos da tiróide são o motivo mais frequente de cirurgia quer porque existe forte suspeita de cancro da tiróide ou porque essa hipótese não se pode excluir previamente. O exame anatomo-patológico da peça operatória é então crucial para delinear o adequado seguimento posterior” acrescenta José Carlos Campos.

A operação é feita com anestesia geral e implica um ou dois dias de internamento. A cicatriz, apesar de se situar numa zona visível, habitualmente é pequena e são fornecidas indicações ao doente para obter um melhor resultado. As complicações mais significativas são a rouquidão e a baixa de cálcio no sangue que podem ser transitórias ou definitivas, mas que são raras e que podem ser tratadas. A substituição da função tiroideia envolve a toma diária de um comprimido em dose ajustada.

Em centros com apoio multidisciplinar e experiência cirúrgica é possível efetuar tratamentos cirúrgicos como mínimo sofrimento para o doente com resultados terapêuticos ótimos e poucas complicações

Ainda na área da Medicina Nuclear são realizadas as cintigrafias da tiróide, exames importantes para complemento de diagnóstico de casos de hipertiroismo e em algumas situações de nódulos da tiróide. Para Maria João Cunha e Paula Lapa, especialistas em Medicina Nuclear “por outro lado, muitos casos de hipertiroidismo são tratados com iodo radioactivo, radiofármaco usado desde há muitas décadas com grande eficácia e segurança. O tratamento do cancro da tiróide envolve também muito frequentemente o especialista em Medicina Nuclear” concluem.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE