Região

Idanha-a-Nova mostra o ciclo da Páscoa em documentário

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 06-04-2021

A Câmara de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco, lançou e editou em DVD o primeiro de quatro documentários sobre o ciclo da Páscoa no concelho.

PUBLICIDADE

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, o município de Idanha-a-Nova refere que o filme foi realizado por David Mira e documenta “uma riqueza sem igual de tradições quaresmais e pascais”.

“Páscoa na Idanha – 1ª Parte”, com 01:30 de duração, é o primeiro filme de um projeto coordenado por Alexandre Gaspar e António Catana, tendo sido lançado o primeiro DVD no dia 01.

PUBLICIDADE

Citado na nota, o presidente da autarquia, Armindo Jacinto, refere que “este filme tem como protagonistas as gentes do concelho de Idanha, que têm sabido honrar o património”, legado pelos pais e avós, de um “conjunto de tradições” a que se chamam “Mistérios da Páscoa”.

“São cerca de 300 eventos ao longo de 90 dias, da Quarta-Feira de Cinzas ao Domingo de Pentecostes”, sublinha o autarca.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com o município, neste primeiro filme podem observar-se registos fílmicos de manifestações de 11 localidades do concelho de Idanha-a-Nova, nomeadamente Monsanto, Salvaterra do Extremo, Medelim, Ladoeiro, Proença-a-Velha, Monfortinho, Idanha-a-Nova, Penha Garcia, Alcafozes, Zebreira e Rosmaninhal.

“No próximo filme vão aparecer outras localidades e voltam a surgir algumas destas, tal é a sua riqueza”, lê-se na nota.

Segundo um dos coordenadores do documentário, António Catana, “estão em vista mais três a quatro filmes, de 01:30 cada, com a finalidade de dar a conhecer as tradições quaresmais e pascais de cada uma das comunidades do concelho de Idanha e permitir a preservação desta preciosa herança, num mundo globalizado”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE