Coimbra
I Encontro Literário Internacional “Cidades Invisíveis” pretende destacar Coimbra como cidade da literatura (com vídeos)

Decorreu hoje na antiga igreja do Convento São Francisco, em Coimbra, a sessão de abertura do I Encontro Literário Internacional “Cidades Invisíveis”. Este Encontro Literário é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Coimbra e que integra o programa da candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura 2027, e decorre durante quatro dias, de 26 a 29 de maio. O evento oferece atividades gratuitas, abertas ao público e que decorrem em vários locais da cidade de Coimbra.
Hoje o programa decorre na antiga igreja do Convento São Francisco e é composto pela sessão de abertura, a conferência “Solitário andar por entre a gente (de Sá de Miranda a Miguel Torga)”, por José Augusto Cardoso Bernardes. Ainda a mesa-redonda “Escrever na cidade” com Vasco Pereira da Costa, Carlos Quiroga, Teresa Moure, e como moderador Elias Torres Feijó. E pelas 17:30 “Leituras no Convento”. Às 18:00 está prevista visita à exposição “O Livro Transformado”.
Do programa, destaque-se a homenagem aos 40 anos de carreira da escritora Teolinda Gersão, a visita à exposição “O Livro Transformado”, que ficará patente no Convento São Francisco até 5 de setembro, ou, ainda, a visita à exposição “Diário de um Orfeu Rebelde. 80 anos da publicação do 1.º volume do Diário de Miguel Torga”.
PUBLICIDADE
O Encontro Literário, que tem como objetivo percorrer as relações múltiplas entre a Cidade e a Literatura, terá uma periodicidade anual e cada edição contará com escritores convidados de uma cidade diferente.
Para o ano de estreia da iniciativa, foi escolhida Santiago de Compostela, contando o evento com a presença de vários escritores galegos, como Teresa Moure, Susana Sanchéz Arins, Elias Torres Feijó, Cesáreo Sánchez Iglesias e Carlos Quiroga – que realizará uma residência literária na Casa da Escrita, em Coimbra, e que participará nas atividades culturais da cidade. A representar a literatura nacional, estarão presentes os escritores Marlene Ferraz, Vasco Pereira da Costa, José Manuel Mendes, Viale Moutinho, Francisco Duarte Mangas, entre outros.
Este projeto pretende “devolver à cidade de Coimbra o papel que ela tem como cidade da literatura mostrando as relações que existem entre os escritores que aqui passaram, e entre a forma como a cidade de Coimbra é retratada em tantas páginas. Este encontro que queremos que seja anual é organizado no âmbito da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura, e a literatura é um dos pontos fortes desta candidatura”, refere ao Notícias de Coimbra Carina Gomes, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra.
Veja aqui o direto NDC com Carina Gomes
PUBLICIDADE