Primeira Página

Hospital Garcia de Orta realiza tratamento inovador que corrige “vista cansada”

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 17-08-2020

O Hospital Garcia de Orta, em Almada, no distrito de Setúbal, começou a realizar um tratamento inovador a laser que permite corrigir a “vista cansada”, ou seja, a dificuldade de ver ao perto, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

“Em apenas algumas horas é alcançada uma boa acuidade visual e a leitura é geralmente possível sem o auxílio de óculos de leitura ou lentes de contacto”, revelou a unidade hospitalar, em comunicado.

PUBLICIDADE

Segundo a mesma nota, o Garcia de Orta “é o único hospital público a realizar em Portugal o tratamento inovador Supracor-Lasik, que permite corrigir a presbiopia”, mais conhecida como “vista cansada”.

“É uma condição natural associada ao envelhecimento, a partir dos 40 ou 50 anos, em que “o olho apresenta uma capacidade progressivamente diminuída para focar objetivos próximos, ou seja, de ver ao perto”, explicou.

PUBLICIDADE

publicidade

No entanto, já é possível corrigir estes “erros de refração relacionados com a idade”, através do “equipamento laser topo de gama” que o Garcia de Orta adquiriu para o serviço de oftalmologia.

“O Supracor-Lasik consiste num tratamento laser com multifocalidade na córnea, que permite aumentar a visão de perto e intermédia. O procedimento é normalmente realizado só no olho não dominante e é rápido, simples, seguro e eficaz”, indicou.

O equipamento já permitia a realização de outras cirurgias para corrigir erros refrativos nos olhos, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, mas agora, com um “desenvolvido ‘software’ e a formação específica de uma equipa multidisciplinar, passou a ser possível corrigir também a presbiopia.

“O Hospital Garcia de Orta em bom momento adquiriu este laser que nos permite agora, e ao longo dos anos, ir melhorando e ir oferecendo uma maior abrangência nos tratamentos oculares. Trata-se de um tratamento inovador que, seguramente, irá dar resposta a muitos utentes”, frisou o diretor de oftalmologia, Nuno Campos, na nota divulgada.

O Hospital Garcia de Orta localiza-se em Almada, mas também abrange o concelho vizinho do Seixal, no distrito de Setúbal.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE