CHUC

Hospital dos Covões recebe novo equipamento de imagem médica

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 11-01-2021

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) substituiu o equipamento de Tomografia Axial Computorizada (TAC) existente no polo Hospital Geral (HG),  conhecido por Hospital dos Covões, o qual datava de 2005, por um que permite aquisição simultânea de 128 cortes. Trata-se de um modelo moderno que permite obtenção de imagens sub-milimétricas, de alta resolução e que dispõe dos novos algorítmos de reconstrução para uma utilização com baixa dose de radiação, anunciou hoje o CHUC.

PUBLICIDADE

No mesmo comunicado poder ler que o upgrade insere-se na estratégia de atualização tecnológica do Hospital Geral e para tal, o Serviço de Imagem Médica sofreu obras de remodelação cujo investimento do equipamento de TAC e obras do serviço orçou em mais de 270.000€.

PUBLICIDADE

publicidade

Durante todo este período foi mantida a atividade em todas as técnicas existentes, inclusive, na TAC, assegura o CHUC.

Estas obras vieram não só simplificar o acesso às salas de exames com melhor identificação, como garantir a separação de circuitos de doentes infetados e não infetados.

PUBLICIDADE

O fácil acesso a doentes internados é particularmente crítico em contexto pandémico sobretudo numa altura em que este polo Hospitalar passou a ser referência para o tratamento de doentes infetados com Covid-19.

Esta aquisição deu seguimento à atualização tecnológica do sistema de Ressonância Magnética existente no Hospital Geral, efetuada no ano passado, o que conjugado com a modernização do respetivo sistema de refrigeração, optimizou a sua utilização, num investimento superior a 180.000€.

Estes investimentos perspetivam uma atividade do Serviço de Imagem Médica do CHUC no polo HG, com tecnologia atualizada para a próxima década, conclui o CHUC.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE