Primeira Página
Hospital dos Covões realiza procedimento inovador e ultrapassa as 100 cirurgias robóticas de ortopedia
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra ultrapassou a sua 100.ª cirurgia robótica de Ortopedia no Hospital Geral (Covões). A centésima intervenção foi uma cirurgia de implantação de artroplastias da anca e do joelho. Iniciado em julho deste ano, o Programa de Cirurgia Robótica em ortopedia constitui um marco importante na história da inovação e da excelência nos cuidados de saúde na ULS de Coimbra e no Serviço Nacional de Saúde. Presentemente, esta é a única unidade pública de saúde do país que dispõe desta tecnologia.
No dia 31 de outubro, foi atingido outro marco na instituição. A equipa cirúrgica procedeu à implantação bilateral de próteses do joelho (PTJ) por robótica (realizada pela primeira vez no país, recorrendo à robótica), um procedimento realizado em circunstâncias especiais e pouco frequentes. A cirurgia de prótese bilateral, realizada por meio da robótica, representa não só um avanço médico, mas também uma oportunidade de transformação completa na abordagem clínica e experiência dos doentes. A precisão da técnica robótica aporta benefícios claros: menor agressão cirúrgica, recuperação mais rápida e menos dor no processo de reabilitação. Esta cirurgia foi realizada pela seguinte equipa: Fernando Fonseca e Diana Bicas (médicos especialistas em Ortopedia); Margarida Pereira (médica especialista em Anestesiologia); e Ricardo Branco, Ana Ferreira e Catarina Antunes (enfermeiros).
“Desde o início da implementação desta tecnologia avançada, temos dedicado esforços para oferecer aos nossos doentes procedimentos mais precisos, menos invasivos e com recuperação mais rápida”, destaca Fernando Fonseca, Diretor do Serviço de Ortopedia da ULS de Coimbra. “A cirurgia robótica tem revolucionado a forma como realizamos intervenções cirúrgicas, permitindo maior precisão, menores riscos de complicações e melhores resultados. Neste tempo foi possível realizar cirurgias inovadoras a nível nacional e internacional”, frisa o especialista.
PUBLICIDADE
Para Alexandre Lourenço, Presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra, “este avanço tecnológico demonstra o compromisso da ULS de Coimbra a desenvolver as respostas no Hospital Geral como uma unidade de saúde de vanguarda da medicina moderna, na procura das melhores soluções para a saúde dos nossos utentes”. O responsável destaca “a dedicação e a competência de toda a equipa multidisciplinar, de médicos, enfermeiros, técnicos de radiologia e técnicos auxiliares de saúde, que investe continuamente em formação e qualificação para garantir uma resposta de excelência,
pois, sem eles, estes resultados, que honram a ULS de Coimbra e o SNS, não seriam possíveis”.
“A realização da 100.ª cirurgia robótica em Ortopedia reforça o compromisso da ULS de Coimbra de prestar cuidados de saúde de qualidade e promover a saúde e o bem-estar da nossa comunidade. Vamos continuar a nossa missão de transformar vidas, tanto através da inovação tecnológica, como do cuidado humano”, conclui o responsável.
O Programa de Cirurgia Robótica em Ortopedia da ULS de Coimbra resulta de um investimento no Hospital Geral (Covões) de dois milhões de euros para a aquisição do Sistema de Cirurgia Assistida por Braço Robótico e de mais dois milhões de euros para a atualização dos sistemas de navegação por imagem.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE