Coimbra

Hospital dos Covões põe autarcas de Coimbra em rota de colisão

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 08-06-2020

O vice-presidente da Câmara de Coimbra, Carlos Cidade (PS), rotulou, hoje, de “ideia peregrina” a sugestão do vereador do movimento independente, José Manuel, Silva, no sentido da transformação do Hospital dos Covões em hospital geriátrico (para a terceira idade).

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

“Pode até ser uma forma encapuzada de testar uns hotéis de charme ou umas estâncias termais, já que servir as populações da margem esquerda [do rio Mondego], da cidade e da região não é certamente”, alega o vereador socialista.

Para José Manuel Silva, ex-bastonário da Ordem dos Médicos, é “dispensável argumentar em defesa de um hospital geriátrico em Portugal, tão evidente é a sua necessidade num país de ‘velhos’ (que não queremos que o sejam)”.

Na óptica do vereador do movimento “Somos Coimbra”, “a missão do Hospital dos Covões, que é urgente definir”, deverá pautar-se por “orientação para a geriatria e a gerontologia, com internamento polivalente, nas suas múltiplas valências e especialidades, obviamente, mantendo uma urgência médico-cirúrgica e uma ampla gama de serviços, nomeadamente a cirurgia do ambulatório, a hemodinâmica, o laboratório do sono e consultas médicas de adultos em todas as especialidades”.

“Os interesses inconfessáveis ficarão guardados nos argumentos técnicos que José Manuel Silva vai inventar; por aqui ficamos com o legado de António Arnaut, que, fosse vivo, não se pouparia em adjectivos sobre a pequenez de visão política deste inconfessável político de algibeira”, opina Carlos Cidade.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE