CHUC

Hospital dos Covões: O seu a seu dono, segundo o CA do CHUC

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 24-06-2020

A Administração do CHUC, há três anos em funções, regozijou-se, hoje, de ter reestruturado “o padrão funcional” do Serviço de Urgência do Hospital dos Covões, assente em atendimento quotidinao (fins-de-semana incluídos) e em alargamento do horário diário.

PUBLICIDADE

Em resposta a um pedido de esclarecimentos feito por NOTÍCIAS de COIMBRA, o sobredito Conselho de Administração recorda que a Urgência do Hospital Geral (HG) foi encerrada, em 2012, durante o período nocturno, e, mais tarde, deixou de funcionar aos fins-de-semana, tendo ficado com “um horário diário não contínuo, o que não é identificável com um SU”.

Segundo o CA do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, a Urgência do HG tem tido “muito pouca sobrecarga, devido a baixa procura”.

PUBLICIDADE

publicidade

Para o Conselho presidido por Fernando Regateiro, “a cidade de Coimbra pode estar orgulhosa do trabalho dos profissionais de saúde nas várias unidades do CHUC; mantiveram apoio às pessoas atingidas pela covid-19, com níveis de qualidade e de protecção únicos, e uma assistência de referência regional e nacional em patologias não covid, onde o CHUC tem colmatado as dificuldades nacionais, em áreas que vão deste os queimados, à intervenção imagiológica, à transplantação ou aos cuidados intensivos”.

“Infelizmente, a preocupação relevante resume-se a dizer mal e a menorizar o trabalho da maior instituição de saúde do país – o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra”, opina a Administração.

PUBLICIDADE

De acordo com o organismo liderado por Fernando Regateiro, o SU do HG é uma unidade que, “pela sua dimensão, organização de espaço e fluxos de internamento locais, teve sempre (antes do CHUC, criado em 2011) a particularidade de acumular doentes nos corredores, em parte pela discrepância entre o tipo de pacientes que necessitavam de internamento e a tipologia de oferta do mesmo internamento”.

O actual CA do CHUC orgulha-se de haver fixado “uma capacidade de resposta de Medicina Interna no Hospital dos Covões em 68 camas, representando um aumento da capacidade de internamento de 80 por cento em relação ao existente” antes da fusão do outrora Centro Hospitalar de Coimbra com os antigos HUC.

O funcionamento da Urgência do HG tem sido pautado por ziguezagues desde a criação do CHUC, mediante fusão, em 2011, dos antigos HUC com o outrora Centro Hospitalar de Coimbra (Covões, Pediátrico e Maternidade de Bissaya Barreto).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE