Coimbra

Hospital dos Covões diz adeus à Unidade de Cuidados Intensivos

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 10-05-2021

O Hospital dos Covões, em Coimbra, perde a sua Unidade de Cuidados Intensivos que acolheu doentes covid-19 durante a pandemia e vê todo o material e equipas médicas serem deslocados para os Hopitais da Universidade de  Coimbra (HUC).

PUBLICIDADE

Sandra Simões, médica no Hospital dos Covões e presidente da associação CENTRO SAUDÁVEL – Associação Juntos Pela Saúde No Centro, explica ao Notícias de Coimbra que o desmantelamento do material da Unidade de Cuidados Intensivos dos Covões estava já a decorrer há algum tempo “às escondidas” mas que no dia de hoje foi dada a “machadada final” com o desmantelamento a acontecer à vista de todos.

Este desmantelamento prevê o encerramento total da Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) do Hospital dos Covões e a transferência de todo o material que compunha esta unidade dedicada ao tratamento da covid-19 para os HUC numa nova “e improvisada” UCI dos HUC, “construída à pressa num parque de estacionamento no piso -3”, refere a publicação no facebook da Associação Juntos Pela Saúde No Centro.

PUBLICIDADE

“Os utentes e trabalhadores do Hospital dos Covões não entendem este abandono da UCI que tão eficazmente recebeu e tratou os doentes covid-19 durante a pandemia”, refere Sandra Simões. Acrescenta que no início de abril os Covões deixaram de receber doentes com covid-19 e os trabalhadores foram deslocados para esta nova unidade nos HUC. Por este motivo as equipas médicas já tinham conhecimento do desmantelamento da UCI dos Covões, “mas com todos o movimento pelo não abandono dos Covões ainda acreditámos que a situação não terminaria com o encerramento desta unidade”, acrescenta.

“É revoltante ver esta unidade a ser desmantelada quando se fez um trabalho bem feito”, lamenta Sandra Simões.

PUBLICIDADE

publicidade

A UCI do Hospital dos Covões foi criada de raiz e foi creditada pelo Kings Fund, entidade que credita sistemas de saúde. Por outro lado “a unidade dos HUC foi criada à pressa num parque de estacionamento e não tem a facilidade de acessos que os Covões têm”, frisa Sandra Simões.

Com este desmantelamento a UCI do Hospital dos Covões passa a estar destinada a recobro cirúrgico, o que a presidente da associação CENTRO SAUDÁVEL entende que traz grandes preocupações à população. O Hospital dos Covões deixa assim de estar capacitado para responder a casos de urgência de cuidados intensivos, por ter visto todo o material da unidade a ser retirado. Os doentes que entrem nos Covões e necessitem de tratamento em cuidados intensivos têm de obrigatoriamente ser encaminhados para os HUC, esclarece Sandra Simões.

O Notícias de Coimbra tentou contactar o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, mas não foram dados esclarecimentos até ao momento.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE