Coimbra

Hospital dos Covões adapta-se à fase pós-pandemia

Rui Avelar | 4 anos atrás em 01-06-2020

O Hospital dos Covões (Coimbra) vai repor, hoje, a lotação habitual da Unidade de Medicina G (22 camas), ao abrigo de um plano de reatamento da actividade assistencial feita à margem da requerida pela covid-19.

PUBLICIDADE

De acordo com orientações dadas pela enfermeira-directora do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), a cujo teor NOTÍCIAS de COIMBRA teve acesso, gradualmente, irão ser introduzidas alterações de forma a permitir que, “com segurança, seja retomado (…) o padrão assistencial pré-pandemia”.

PUBLICIDADE

Dentro de dias, será preparada uma equipa para reabrir a Unidade de Medicina H com pacientes sem a doença covid.

A 08 de Junho, irá ser reactivada a Unidade de Hemodinâmica, Pacing e haverá uma de recobro para apoio a ambas (com possibilidade de pernoita).

PUBLICIDADE

publicidade

Em meados de Junho, será reactivada a Unidade de Internamento da antiga Pneumologia, inicialmente com cerca de uma dúzia de camas para doentes da especialidade de Ortopedia (em substituição da Unidade de Ortotrauma, até estarem finalizadas obras).

Também irá ser reactivada a Unidade de Cirurgia (rosa e verde escura) para pacientes das especialidades de Cirurgia geral e Otorrinolaringologia, a par do reatamento do bloco operatório (com quatro tempos de cirurgia convencional), dando continuidade à actividade já retomada em três salas operatórias na Unidade de Cirurgia de Ambulatório.

Igualmente na primeira quinzena de Junho, será reactivado o tratamento de diálise peritoneal a doentes sem covid, em dias alternados com o tratamento de diálise a doentes com o novo coronavírus que ainda permaneçam internados no Hospital Geral (HG).

No começo de Julho, em função da evolução da situação pandémica, o CHUC espera haver condições para reactivar o tratamento de diálise de ambulatório a doentes sem covid-19.

Embora anda sem data definida, está prevista a reactivação do Hospital de Dia de Pneumologia, com transferência da actividade do polo dos antigos HUC para o HG e transferência dos tratamentos de Pneumologia Oncológica para o Hospital de Dia de Oncologia do Edifício de S. Jerónimo (Celas).

Quanto a recursos humanos, os enfermeiros da equipa da Medicina G serão mobilizados para a equipa original e deverão todos fazer testes para reatarem a actividades na Unidade de Medicina G não covid, cabendo a enfermeiros da Unidade de Cardiologia reforçar aquela equipa.

O pessoal de enfermagem para abertura da Unidade de Medicina H é o da equipa da Medicina H mediante reforço assegurado pelo da equipa de Ortopedia. Os enfermeiros para abrir a sobredita unidade na antiga Pneumologia são os da equipa da Unidade de Ortotrauma. Os enfermeiros para abrir a Unidade de Cirurgia (verde e rosa) são os da própria equipa.

Ao abrigo da reorganização das unidades de internamento para a covid-19, os doentes acompanhados pela especialidade de Medicina nas Unidades de Medicina H e Ortotrauma foram transferidos, quinta-feira (28), para a Unidade de Medicina F.

Os pacientes da especialidade de Ortopedia, internados na Unidade de Ortotrauma, foram transferidos para a Unidade de Medicina H a fim de se proceder ao encerramento temporário da Unidade de Ortotrauma para covid (a necessitar de obras).

Durante esta semana, se for possível, o CHUC procederá ao encerramento da Unidade para covid da Medicina H, com a colaboração da da Medicina F e da do Serviço de Infecciosas nos antigos HUC, ficando, assim, só a Unidade de Medicina F e o Serviço de Infecciosas dedicados a doentes infectados com o novo coronavírus.

A Unidade de Medicina G continua encerrada, até conclusão das obras para reparação do tecto danificado por uma infiltração; a Unidade de Medicina F ficará como unidade para covid-19 de reserva, na fase de baixa frequência da pandemia, embora ela seja uma unidade nesta fase com tipologia normal para doentes não críticos.

Ao dirigir-se aos enfermeiros do CHUC, Áurea Andrade agradeceu-lhes “a entrega e a elevação com que se envolveram e empenharam no combate à pandemia”.

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE