Região

Hospital de Cantanhede cria ‘Castelo do Cris’ para apoiar os mais pequenos

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 17-07-2025

Fruto da necessidade de alargamento dos serviços de intervenção terapêutica para a população pediátrica de Cantanhede, o Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC) criou o Castelo do Cris, uma nova resposta nas áreas de Terapia da Fala e Terapia Ocupacional.

A iniciativa contemplou a criação de um espaço físico dedicado, com dois gabinetes de terapia da fala e um gabinete de terapia ocupacional, equipado para intervenção em integração sensorial, permitindo assim um reforço da resposta terapêutica.

O espaço foi concretizado e decorado com base nas ilustrações do programa de intervenção que lhe deu nome – Castelo do Cris – já no ano passado. Este ano, a equipa foi reforçada com uma médica fisiatra, que assegura a avaliação dos utentes e a prescrição das terapias na consulta de Medicina Física e de Reabilitação (MFR) – Neurodesenvolvimento em Reabilitação. Atualmente os cuidados de Terapia da Fala e de Terapia Ocupacional, prestados nesta unidade da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra abrangem a faixa etária dos 0 aos 6 anos e a Fisioterapia até aos 18 anos. Já em 2025, ampliou-se ainda mais a oferta terapêutica disponível, disponibilizando também a oferta de fisioterapia pediátrica.

PUBLICIDADE

“Em pediatria, a terapia ocupacional dá ênfase ao desenvolvimento das competências que permitem à criança brincar, comunicar e relacionar-se com os outros de maneira eficaz, cuidar de si mesmo e aprender utilizando, se necessário, dispositivos e estratégias adequadas às suas necessidades especiais”, explica João Paulo Branco, Diretor do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação da ULS de Coimbra. A terapia da fala, por sua vez, “é também muito importante, numa lógica de intervenção precoce: sempre que se verifiquem alterações no domínio da comunicação, linguagem oral ou escrita, articulação, fluência, voz, audição, motricidade orofacial, sucção, mastigação e deglutição, deve-se recorrer à avaliação de uma equipa especializada”, frisa o especialista.

Alexandre Lourenço, Presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra, destaca que “a ULS de Coimbra é uma instituição dedicada a prestar cuidados de saúde integrados e em proximidade, de elevada qualidade e centrados nas pessoas, e o Castelo do Cris responde a este propósito, oferecendo novas respostas — agora, na área pediátrica, em Terapia da Fala e Terapia Ocupacional — à população local”.

“O nosso objetivo é sempre oferecer uma resposta eficaz às necessidades de saúde da população e reforçar a proximidade dos cuidados de saúde, contribuindo para um melhor acesso ao Serviço Nacional de Saúde e é isso que este projeto pretende”, remata o responsável.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE