Coimbra

Hospital de Cantanhede abriu hoje novo espaço de ambulatório

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 02-11-2020

O Hospital Arcebispo João Crisóstomo de Cantanhede, no distrito de Coimbra, abriu hoje um novo espaço de ambulatório para melhorar as condições de consulta, no âmbito de uma reorganização em curso, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

A unidade hospitalar salienta, em comunicado enviado à agência Lusa, que está empenhada “em aumentar as valências disponíveis de consulta externa e em melhorar a articulação com os cuidados de saúde primários e com os hospitais da região”.

PUBLICIDADE

“A estratégia passa pela reorganização de todo o ambulatório, com balcões de atendimento ao cidadão mais eficientes e concentrando os gabinetes de consulta numa zona específica do hospital”, refere a nota.

Segundo o hospital, paralelamente e na mesma área vai ser criado um Hospital de Dia (nomeadamente na área de cuidados paliativos) para prestar cuidados a doentes, de forma programada, “com ganhos na qualidade assistencial e eficiência”.

PUBLICIDADE

publicidade

O acesso à consulta externa, exames, hospital de dia e cirurgia de ambulatório passa a ser efetuada por uma porta exclusiva, “centralizando a entrada dos doentes numa zona onde podem ser deixados à porta por quem os transporta, mais abrigada e em segurança”.

A unidade hospitalar considera que a medida permite também uma maior organização da circulação de pessoas, garantindo ainda o cumprimento do controlo de temperatura corporal e rastreio de sintomas de todos os utentes de ambulatório.

Esta transformação, de acordo com o comunicado, contou com o apoio de um grupo variado de profissionais, constituído por enfermeiros, psicólogos, assistentes técnicos, assistentes operacionais e médicos, que fora dos seus horários de trabalho tornaram o espaço “mais acolhedor e agradável”.

“A equipa que tenho a honra de liderar é realmente uma equipa de rosto humano que trabalha diariamente em prol de todos os doentes e utentes atuais e futuros do Hospital de Cantanhede”, afirmou a presidente do Conselho Diretivo do Hospital de Cantanhede, Diana Breda, citada no comunicado.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE