O Hospital das Forças Armadas – Polo do Porto (HFAR-PP), através do seu serviço de Cirurgia Vascular, realizou recentemente o tratamento de um complexo aneurisma da aorta abdominal, com sucesso.
PUBLICIDADE
O aneurisma da aorta abdominal é uma patologia degenerativa da parede da aorta, associada frequentemente à idade avançada e a fatores de risco vascular como o tabagismo. Este consiste na dilatação progressiva e silenciosa (sem sintomas) desta artéria, que mais frequentemente se manifesta pela rotura, significando, assim, uma taxa de mortalidade que ronda os 70%.
O tratamento de um aneurisma da aorta abdominal complexo envolve as artérias renais, em que a prótese colocada tem ramificações para essas artérias (endoprótese fenestrada), de forma a manter a sua perfusão.
A colocação destas endopróteses fenestradas é um processo terapêutico muito complexo, que já se realiza no HFAR-PP, à imagem daquilo que se faz nos centros mais diferenciados de Cirurgia Vascular.
As técnicas de tratamento endovascular têm tido uma grande evolução nos últimos anos, proporcionando, atualmente, uma alternativa terapêutica menos invasiva, com muito menor taxa de complicações operatórias e tempo de internamento significativamente mais curto.
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.