Coimbra

Hospital da Luz Coimbra tem nova unidade de Ressonância Magnética

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 28-11-2018

O Hospital da Luz Coimbra (HLC), procurando o desenvolvimento e a especialização do seu serviço de Imagem Médica, um dos pilares estruturantes do hospital, tem já em funcionamento a nova unidade de Ressonância Magnética (RM) 3.0 Tesla.

PUBLICIDADE

SONY DSC

Trata-se de um equipamento que reflete o estado de arte da RM e permite ampliar a realização de estudos clínicos, aumentando significativamente a capacidade e a diferenciação do diagnóstico e terapêutica no Hospital da Luz Coimbra.

Segundo explica Filipe Caseiro Alves, diretor clínico e diretor do Centro de Imagem Médica do HLC, esta nova unidade de Ressonância Magnética 3.0 Tesla permite realizar com maior eficácia «estudos cerebrais funcionais, a RM multiparamétrica da próstata, para a detecção com maior acuidade do cancro da próstata em fase inicial, além de abrir portas a estudos inovadores do fígado, pâncreas e vias biliares e a avaliações mais precisas e avançadas nos casos de doença inflamatória ginecológica, como a endometriose, ou da patologia do sistema músculo-esquelético e cartilagem articular», entre outros.

PUBLICIDADE

publicidade

«Demos mais um passo na concretização da nossa estratégia de investimento no Hospital da Luz Coimbra», afirma Pedro Beja Afonso, administrador do HLC, «que nos vai permitir aumentar a qualidade da nossa oferta de serviços e dar resposta, em termos de diagnóstico e terapêutica, às mais exigentes e diferenciadas necessidades clínicas dos nossos clientes».

O diretor clínico do HLC diz ainda que este novo equipamento «é uma mais-valia para todos os que procuram serviços clínicos de elevado valor». Isto porque se trata de «um equipamento tecnologicamente muito avançado, que, por isso, nos permite dar ainda maior valor clínico à nossa oferta de cuidados de saúde na região Centro».

PUBLICIDADE

O Departamento de Imagiologia do Hospital da Luz Coimbra tem já capacidade para a realização de um extenso leque de exames complementares de diagnóstico por imagem, através por Ressonância Magnética (RM) e Tomografia Computorizada (TC), dos quais se destacam os exames de radiologia convencional (RX e Ortopantomografia) e de Medicina Nuclear. Dispõe ainda de equipamento destinado à realização de exames de densitometria óssea, mamografia, ecografia e eco-Doppler.

Além destas áreas, o Hospital da Luz Coimbra está ainda preparado para realizar todo o tipo de procedimentos de radiologia de intervenção vascular e não vascular, sendo possível, por isso, realizar biopsias, drenagens, tratamento minimamente invasivos de tumores e metástases, infiltrações articulares (guiadas por TC e ecografia), bem como angiografia diagnóstica e terapêutica, entre outros.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE