Coimbra

Hospital da Luz Coimbra pioneiro na região Centro. Técnica minimamente invasiva trata estenose aórtica de doentes de alto risco

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 15-12-2019
Ao centro, o cardiologista Marco Costa e Pedro Beja Afonso, com a equipa responsável pelo primeiro procedimento TAVI

Hospital da Luz Coimbra pioneiro na região Centro. Técnica minimamente invasiva trata estenose aórtica de doentes de alto risco

PUBLICIDADE

 Ao centro, o cardiologista Marco Costa e Pedro Beja Afonso, com a equipa responsável pelo primeiro procedimento TAVI

O Hospital Luz Coimbra realizou no passado dia 7 de dezembro o primeiro procedimento TAVI (transcatheter aortic valve implantation em inglês) na região Centro e passa agora a dispor desta técnica minimamente invasiva, que é a única esperança para doentes cardíacos de alto risco ou que não são elegíveis para cirurgia. 

PUBLICIDADE

Esta técnica, já utilizada em Portugal há 10 anos, é a única solução médica que permite manter uma boa qualidade de vida – ou até salvar a vida – dos doentes com estenose aórtica inoperáveis. 

“É com muito orgulho que trazemos para a região Centro a técnica TAVI, que tem um impacto direto na mortalidade destes doentes, dando-lhes mais qualidade de vida de forma quase imediata e pondo fim aos sintomas de cansaço ou falta de ar típicos desta patologia”, explica Marco Costa, cardiologista de intervenção que liderou a equipa que realizou o procedimento pioneiro no HLC. 

PUBLICIDADE

publicidade

Realizada pela via femoral (através da virilha), esta técnica reduz muito o nível invasivo do tratamento para os doentes, que são maioritariamente idosos, uma população que apresenta naturalmente maior risco para cirurgia de peito aberto. 

A estenose aórtica afeta cerca de 32 mil portugueses e estima-se que cerca de 25 mil pessoas com mais de 75 anos apresentam uma estenose aórtica grave sintomática, com fortes implicações na sua qualidade de vida. Destes 25 mil doentes, cerca de 4.500 têm indicação para tratamento com TAVI, por serem doentes inoperáveis ou de alto risco cirúrgico, de acordo com as recomendações nacionais e internacionais, atualmente em vigor sobre a doença valvular. 

Os principais sintomas de estenose aórtica incluem cansaço, dor no peito e desmaios. O tratamento da estenose aórtica pode passar pelo implante de uma nova válvula cardíaca, através de cirurgia convencional, ou pelo recurso ao procedimento minimamente invasivo, por cateter, que passa a estar disponível na região de Coimbra.

O doente operado no passado dia 7 por Marco Costa apresentava uma estenose valvular aórtica severa e tinha um risco acrescido para uma cirurgia convencional. A equipa liderada pelo especialista do Hospital da Luz Coimbra integrou vário grupos profissionais, bem como uma equipa de cirurgia cardíaca em espirito de ‘heart team’, fundamental para o sucesso de todo este procedimento. A intervenção decorreu sem complicações e o doente teve alta do Hospital da Luz de Coimbra apenas 4 dias depois, estável e melhor clinicamente, como se impunha.

No primeiro ano de atividade da Unidade de Intervenção Cardiovascular sob coordenação de Marco Costa, o Hospital da Luz Coimbra realizou já várias dezenas de intervenções coronárias complexas, como encerramentos de comunicações interauriculares com uso de ecografia intracardíaca, colocação de clips mitrais com ajuda de ecografia tridimensional e, agora, a implantação de válvulas aórticas de forma percutânea.

Para Pedro Beja Afonso, administrador do Hospital da Luz de Coimbra, “é um orgulho o Hospital da Luz de Coimbra ser pioneiro nesta técnica e ter conseguido oferecer, no primeiro ano de atividade desta nova área de Intervenção Cardiovascular, as mais importantes técnicas e procedimentos, que estão ao serviço dos doentes do foro cardiovascular da região”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE