Coimbra

Hospital da Luz Coimbra investe em TAC ultra-rápida de dupla energia

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 20-12-2018

O Hospital da Luz Coimbra (HLC) prossegue o seu investimento no parque tecnológico de imagiologia.

PUBLICIDADE

O Hospital da Luz Coimbra (HLC) prossegue o seu investimento no parque tecnológico de imagiologia. Depois dos já anunciados mamógrafo digital e ressonância magnética de última geração, chega agora a TAC ultra rápida de dupla energia, sendo este equipamento topo de gama o único da zona centro.

«Esta nova TAC obtém imagens ultra rápidas, tornando assim o diagnóstico imagiológico mais rigoroso, e sujeita o doente a uma menor dose de radiação (TC de baixa dose). Refere-se que este novo equipamento permite, entre outras, obter angiografias não invasivas das artérias coronárias em apenas um segundo», explica Filipe Caseiro Alves, diretor clínico e diretor do Centro de Imagem Médica do HLC.

PUBLICIDADE

Nos últimos anos, os avanços na tecnologia das TAC têm sido enormes, nomeadamente na redução das doses de radiação – que hoje pode atingir valores semelhantes a radiografias convencionais – e no aumento da velocidade de aquisição de imagens com a possibilidade de reconhecer a composição de materiais.

O equipamento recentemente adquirido pelo Hospital da Luz Coimbra, que produz em simultâneo 2 níveis de radiação (expressa em kilovolts – tipicamente 80 e 120Kv). «Como as diferentes estruturas do corpo humano reagem de forma diversa a estes dois níveis de radiação é possível diferenciá-los eletronicamente. Isto permite separar o contraste administrado das restantes estruturas, como por exemplo, detectar a composição de cálculos renais, factor fundamental para o tipo de tratamento a prescrever», acrescenta ainda o médico.

PUBLICIDADE

O investimento agora feito vem ao encontro da «opção estratégica do grupo Luz Saúde em dotar o Hospital da Luz Coimbra da mais moderna tecnologia de imagem médica, alargando o leque de serviços clínicos a prestar a todos aqueles que procuram esta unidade hospitalar. Este TAC traz um valor acrescentado, particularmente, nas áreas de cardiologia, urologia e rastreio de cancro do pulmão com TAC de baixa dose», refere Pedro Beja Afonso, administrador do HLC.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE