Coimbra

Hospital da Luz Coimbra disponibiliza Centro de Mama com equipa multidisciplinar

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 10-09-2019

 

PUBLICIDADE

Coordenado por Cristina Frutuoso, especialista em Ginecologia e Ginecologia Oncológica, Nascimento Costa, especialista em Medicina Interna e Oncologia Médica e Paulo Gil Agostinho, especialista em Radiologia, o Centro de Mama do HLC “integra especialistas dedicados à patologia mamária e assegura os meios necessários ao diagnóstico e orientação terapêutica da doente com cancro da mama ou com patologia benigna ou de risco.

Paulo Aldinhas Santos, Cristina Frutuoso, Paulo Gil Agostinho, Rita Sousa e Olga Caramelo

No cancro da mama, esta abordagem tende a ser cada vez mais individualizada, em função do tipo de tumor e das características da doente”, explica Cristina Frutuoso.

PUBLICIDADE

As áreas de tratamento deste Centro incluem Ginecologia, Oncologia Médica, Radioterapia, Cirurgia Plástica e Reconstrutiva, Medicina Física e Reabilitação. As áreas de diagnóstico abrangem Radiologia, Medicina Nuclear e Anatomia Patológica.  Quando necessário, colaboram ainda especialistas de outras áreas, como Psico-Oncologia, Ortopedia e Neurocirurgia.

Na área da cirurgia, Cristina Frutuoso refere que “atualmente, é segura a excisão alargada do tumor, deste que completada pela radioterapia. Também o estudo dos gânglios axilares, sempre que possível, se faz pela biópsia do gânglio sentinela, que não traz as complicações associadas ao esvaziamento axilar. Assim, os procedimentos cirúrgicos mais frequentes no cancro da mama são a exérese alargada do tumor, incluindo técnicas de oncoplastia e simetrização mamária, associada a biópsia de gânglio. 

PUBLICIDADE

publicidade

Na área de Radiologia, o Centro da Mama do HLC disponibiliza exames complementares necessários ao diagnóstico de patologia mamaria, nomeadamente a mamografia com tomossíntese, ecografia mamaria e ressonância magnética. Podem ainda ser feitas biópsias ecoguiadas ou por esteriotaxia, bem como outros procedimentos associados à doença da mama.

“Com base nas características do tumor, decide-se o tipo de tratamento. É muito frequente ser necessário recorrer à quimioterapia, que se pode fazer antes ou depois da cirurgia, em função do tamanho e do tipo de tumor. Pode ser necessário apenas hormonoterapia, apenas quimioterapia, quimioterapia e anticorpos ou os três grupos de agentes terapêuticos. Estes tratamentos também podem ser realizados neste Centro da Mama do HLC”, finaliza Cristina Frutuoso.

O Hospital da Luz Coimbra está empenhado em desenvolver uma medicina multidisciplinar e integrada, através de profissionais de saúde altamente qualificados e diferenciados.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE