Coimbra

Hospital da Luz Coimbra apresentou a sua nova Unidade de Epilepsia

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 11-12-2019

O Hospital da Luz Coimbra acaba de apresentar à comunidade médica da cidade a sua nova Unidade de Epilepsia, integrada na área de Neurologia e criada com o objetivo de centralizar os cuidados de saúde na pessoa com epilepsia, nomeadamente no que se refere à avaliação diagnóstica e às diferentes opções terapêuticas disponíveis, para todos os grupos etários. 

PUBLICIDADE

“Esta Unidade conta com profissionais altamente competentes e diferenciados, disponibilizando equipamento tecnologicamente avançado. O nosso foco está centrado no doente, nas suas necessidades e expectativas, incentivando a sua participação em todos os processos de tomada de decisão, perspetivando sempre uma melhoria na sua qualidade de vida”, explica Francisco Sales, neurologista e responsável pela Unidade de Epilepsia do HLC.

A Unidade de Epilepsia disponibiliza uma equipa multidisciplinar muito diferenciada e uma carteira de serviços diversificada, que passa pela avaliação diagnóstica e terapêutica de crianças e de adultos com todas as formas de epilepsia ou sua suspeição, quer em regime ambulatório ou em internamento. Este Programa ainda disponibiliza diferentes opções terapêuticas além da farmacológica, que inclui a cirurgia, a implantação de neuroestimuladores ou a dieta cetogénica.

PUBLICIDADE

Alguns dos objetivos desta nova Unidade consistem em “melhorar a capacidade diagnóstica e de tratamento das diferentes formas de epilepsia, incluindo a cirurgia de epilepsia, permitir uma abordagem multi-axial que se traduza numa correta identificação do tipo de crises epiléticas e realizar um diagnóstico diferencial que permita com segurança distinguir epilepsia de outras situações similares”, refere Francisco Sales,  acrescentando: “Esta nova área pretende maximizar o potencial inovador das ciências médicas e das tecnologias da saúde, oferecendo aos doentes/cuidadores novas possibilidades de “auto-controlo” (self management) e de maior capacitação (empowerment) para lidar com a doenças”. 

Fulcral no processo de avaliação dos doentes, a Consulta de Epilepsia é realizada por médicos neurologistas ou neuropediatras com treino adicional em epilepsia. A Unidade de Epilepsia do HLC disponibiliza ainda uma área de internamento para a realização de exames neurofisiológicos, esta última com todo o conforto providenciado pelas características inerentes ao internamento hospitalar nesta instituição, com toda a segurança própria das unidades de monitorização.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE