Saúde

Hospital da Figueira garante que estacionamento pago não impede acesso à urgência

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 07-11-2013

A administração do Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF) garantiu que a colocação de uma barreira de estacionamento pago à entrada não impede o acesso de emergência à Urgência por parte de particulares.

PUBLICIDADE

Em causa está o sistema de estacionamento pago, que entrou em vigor esta semana e abrange toda a área da unidade de saúde – com uma barreira à entrada e duas à saída, existindo ainda um acesso exclusivo, com cancela e vigilante, para ambulâncias e veículos de emergência – o que, na prática, coloca o edifício hospitalar dentro do parque de estacionamento.

Num documento enviado à agência Lusa, o presidente do Conselho de Administração do HDFF, Pedro Beja Afonso, garante que a via de “acesso gratuito e prioritário” utilizada por ambulâncias “poderá igualmente ser utilizada por viaturas particulares que transportem utentes com mobilidade reduzida ou em situações de emergência, sem prejuízo de pagarem o parqueamento se for caso disso”.

PUBLICIDADE

A via de acesso para situações de emergência está situada na entrada sul, junto à rotunda “A Varina”, que era o antigo acesso rodoviário ao HDFF.

A decisão de passar a taxar o estacionamento na unidade de saúde foi tomada pelo anterior conselho de administração, recentemente substituído e será mantida, afirma Pedro Afonso.

PUBLICIDADE

publicidade

“Não podendo conformar-se com o uso indevido do espaço de parqueamento e circulação, entendeu tomar medidas destinadas a disciplinar o tráfego e estacionamento nos parques do Hospital”, sustenta.

Pedro Afonso explicou ainda que a exploração do estacionamento – que é gratuito nos primeiros quinze minutos e tem uma tarifa de 60 cêntimos por cada hora – foi entregue à empresa municipal Figueira Parques “sem quaisquer encargos de investimento para o hospital”.

O contrato de exploração, adiantou, tem a duração de cinco anos, “durante o qual a Figueira Parques arrecadará as receitas correspondentes”. No final dos cinco anos, a empresa entregará a concessão ao HDFF, ficando o hospital com todo o equipamento ali instalado.

A Agência Lusa contactou o Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, que tutela a Figueira Parques, para obter mais esclarecimentos, mas até ao momento não obteve resposta.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE