Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

CHUC

Hospitais de Coimbra atingem os 1.500 implantes cocleares

Notícias de Coimbra com Lusa | 10 meses atrás em 17-05-2023

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) efetuou, na terça-feira, o implante coclear número 1.500, anunciou hoje esta unidade.

PUBLICIDADE

O implante coclear é um dispositivo eletrónico cirurgicamente implantado, que estimula diretamente o nervo auditivo.

“O acaso do destino levou a que a enfermeira Licínia Marques estivesse presente na primeira equipa cirúrgica e na equipa de hoje, 1.500 implantes depois”, disse o coordenador do Centro de Referência de Implantes Cocleares do CHUC, João Elói.

Este responsável considerou tratar-se de um “momento particularmente especial do trabalho de toda uma equipa de médicos, administradores, enfermeiros, técnicos, terapeutas, administrativos e auxiliares, presentes e passados, que só chegou a este bom porto com todo o apoio verificado por parte das direções do Serviço de Otorrinolaringologia, das direções clínicas e dos Conselhos de Administração que ao longo destes 38 anos têm incentivado, sem exceção, este método terapêutico”.

Este programa pioneiro foi iniciado, em 1985, pelos médicos Manuel Filipe Rodrigues e Fernando Rodrigues.

“Pioneirismo que tornou Portugal no terceiro país europeu a usar esta técnica de uma forma clínica rotineira e desde logo definindo um método inovador de (re) habilitação da audição e fala – o método de Coimbra”.

PUBLICIDADE

O Conselho de Administração do CHUC endereçou, na mesma nota, “felicitações e reconhecimento” a toda a equipa e a todos quantos, ao longo do tempo, permitiram alcançar este “elevado número de implantes colocados e que tanto contribuíram para a qualidade de vida de quem os recebeu”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com