Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

CHUC

Hospitais de Coimbra apostam na capacitação do cuidador informal

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 29-11-2022

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) desenvolveu o projeto “Cuidadores Infor+”, que visa o empoderamento dos cuidadores informais, tendo por base as boas práticas de literacia em saúde.

PUBLICIDADE

Em comunicado enviado à agência Luas, aquela estrutura hospitalar salientou que o projeto se foca “na melhoria contínua da sua resposta assistencial, reconhecendo o potencial da literacia em saúde na promoção da qualidade de vida e bem-estar dos cidadãos”.

“Com este projeto, pretende-se responder às exigências contemporâneas e futuras de apoio ao cuidador informal, agora com maior proximidade, maior sistematização e integração de vários grupos de interesse, assumindo-o como parceiro, mas, também, alvo de cuidados”.

A aposta na capacitação do cuidador informal visa contribuir para “um melhor acesso, compreensão e uso da informação nas tomadas de decisão sobre a saúde, utilização dos recursos disponíveis, direitos e deveres e navegação no sistema de saúde”.

“Capacitar o cuidador no contexto do internamento hospitalar, no âmbito do autocuidado e da prevenção de complicações, contribui para o regresso a casa, em segurança, da pessoa cuidada”, sublinhou CHUC.

Neste projeto, a unidade hospitalar assegura diversa informação ao cuidador informal, nomeadamente sobre os direitos de que pode usufruir, os recursos comunitários disponíveis para o apoiar e as estratégias promotoras do seu bem-estar, “contribuindo, assim, para facilitar o seu desempenho, reduzir a sobrecarga e promover a satisfação”.

PUBLICIDADE

Os cuidadores informais capacitados nos vários serviços do CHUC “têm, agora, a possibilidade de usufruir deste espaço para acompanhamento e apoio personalizado, assegurado pelo Grupo Institucional Literacia para a Segurança dos Cuidados de Saúde de Enfermagem, após referenciação efetuada pelos respetivos Serviços Clínicos”.

A implementação do projeto “Cuidadores Infor+” conta com a colaboração de vários parceiros institucionais e comunitários, que asseguram uma resposta integrada e promotora da continuidade de cuidados.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com