Coimbra

Vamos homenagear os atletas da Universidade de Coimbra que vão participar nos Jogos Olímpicos

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 24-07-2016

Na próxima terça-feira, dia 26 de julho, às 17 horas, o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, vai inaugurar o Pavilhão 1 Renovado do Estádio Universitário de Coimbra (EUC).

PUBLICIDADE

JOGOS OLIMPICOS RIO 2016

A cerimónia conta também com uma homenagem aos atletas da Universidade de Coimbra que representarão Portugal nos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro: Diogo Carvalho (Natação), Irina Rodrigues (Atletismo) e Francisca Laia (Canoagem).

PUBLICIDADE

Os atletas vão ser homenageados pelas crianças que frequentam o Jardim de Infância dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC). Durante os meses de maio e junho, estas crianças criaram uma mascote, inspirada nas referências míticas da UC e de Coimbra, que representa todo o orgulho que a comunidade académica sente pela participação dos atletas nesta COMPETIÇÃO internacional.

A mascote chama-se Zeca e leva todas as boas energias de milhares de estudantes, investigadores, docentes e funcionários da Universidade.

PUBLICIDADE

publicidade

O responsável pedagógico do Jardim de Infância dos SASUC, Nuno Freitas, caracteriza assim a mascote Zeca: «o corpo representa a torre da Universidade; a cabeça é o “mocho”; os olhos são os relógios; os braços são asas dos morcegos da Biblioteca Joanina; as pernas são de “garça”, espécie existente no Baixo Mondego e que gosta muito de água; a boca é o sino (a Cabra); e na mão direita, transporta a tocha olímpica. Será a mascote que vai motivar os nossos atletas olímpicos.»

O Estádio Universitário de Coimbra possui uma variedade de instalações que permitem a prática de mais de 20 modalidades de exterior e de pavilhão, contabilizando cerca de 400 mil utilizações anuais. O complexo desportivo ocupa uma área de cerca de 12 hectares e é constituído por instalações que entraram em funcionamento entre 1963 e 2010.

As obras do Pavilhão I tiveram início em 31 de agosto de 2015 e permitiram requalificar uma importante estrutura do complexo desportivo.

Financiado pelo QREN, no âmbito do Mais Centro-Programa Operacional Regional do Centro, o projeto “Requalificação parcial de infraestruturas do Estádio Universitário de Coimbra” vem melhorar as condições da prática desportiva através da refuncionalização e reabilitação de dois dos edifícios existentes de modo a permitir a melhoria das condições da prática desportiva.

Este projeto representa um investimento total de 1.405.186,20 euros, com uma comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de 1.096.318,54 euros.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE