Coimbra

Vamos homenagear os atletas da Universidade de Coimbra que vão participar nos Jogos Olímpicos

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 24-07-2016

Na próxima terça-feira, dia 26 de julho, às 17 horas, o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, vai inaugurar o Pavilhão 1 Renovado do Estádio Universitário de Coimbra (EUC).

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

JOGOS OLIMPICOS RIO 2016

PUBLICIDADE

A cerimónia conta também com uma homenagem aos atletas da Universidade de Coimbra que representarão Portugal nos Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro: Diogo Carvalho (Natação), Irina Rodrigues (Atletismo) e Francisca Laia (Canoagem).

Os atletas vão ser homenageados pelas crianças que frequentam o Jardim de Infância dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC). Durante os meses de maio e junho, estas crianças criaram uma mascote, inspirada nas referências míticas da UC e de Coimbra, que representa todo o orgulho que a comunidade académica sente pela participação dos atletas nesta COMPETIÇÃO internacional.

A mascote chama-se Zeca e leva todas as boas energias de milhares de estudantes, investigadores, docentes e funcionários da Universidade.

O responsável pedagógico do Jardim de Infância dos SASUC, Nuno Freitas, caracteriza assim a mascote Zeca: «o corpo representa a torre da Universidade; a cabeça é o “mocho”; os olhos são os relógios; os braços são asas dos morcegos da Biblioteca Joanina; as pernas são de “garça”, espécie existente no Baixo Mondego e que gosta muito de água; a boca é o sino (a Cabra); e na mão direita, transporta a tocha olímpica. Será a mascote que vai motivar os nossos atletas olímpicos.»

O Estádio Universitário de Coimbra possui uma variedade de instalações que permitem a prática de mais de 20 modalidades de exterior e de pavilhão, contabilizando cerca de 400 mil utilizações anuais. O complexo desportivo ocupa uma área de cerca de 12 hectares e é constituído por instalações que entraram em funcionamento entre 1963 e 2010.

As obras do Pavilhão I tiveram início em 31 de agosto de 2015 e permitiram requalificar uma importante estrutura do complexo desportivo.

Financiado pelo QREN, no âmbito do Mais Centro-Programa Operacional Regional do Centro, o projeto “Requalificação parcial de infraestruturas do Estádio Universitário de Coimbra” vem melhorar as condições da prática desportiva através da refuncionalização e reabilitação de dois dos edifícios existentes de modo a permitir a melhoria das condições da prática desportiva.

Este projeto representa um investimento total de 1.405.186,20 euros, com uma comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de 1.096.318,54 euros.

 

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE