Coimbra

Homenagem a Braima Dabó foi o momento alto da Gala do Desporto de Poiares

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 22-10-2019

Foi sob uma enorme ovação que o atleta Braima Dabó subiu ao palco da V Gala do Desporto de para ser homenageado pelo Município de Vila Nova de Poiares, marcando indelevelmente a cerimónia que anualmente premeia o trabalho, o esforço e a dedicação em torno da promoção e da prática da atividade física e desportiva no Concelho.

PUBLICIDADE

Recorde-se que o atleta guineense de 26 anos fiou mundialmente conhecido nos últimos mundiais de atletismo em Doha, quando durante a prova dos 5.000m decidiu interromper a sua participação para ajudar um atleta adversário, em claras dificuldades para se manter em pé, amparando-o até à meta.

Para o Presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, «Braima Dabó é uma pessoa genuína e fantástica que, com o seu gesto, nos mostrou a todos sem exceção que o desporto é, de facto, uma escola de valores e virtudes, pelo que a singela homenagem que hoje aqui lhe prestamos é de inteira justiça».

PUBLICIDADE

Aludindo ainda à atitude do jovem atleta, João Miguel Henriques, «referiu que há gestos que significam mais que uma vitória, sobretudo pelo que nos ensinam e nos transmitem, mostrando que os nossos adversários não são inimigos, são companheiros, e só assim faz sentido estar no desporto».

Para o Presidente da Câmara Municipal a «a razão de ser pela qual este Executivo decidiu criar a Gala do Desporto de Vila Nova de Poiares está em todos vós, atletas, treinadores, dirigentes, clubes, associações e patrocinadores trabalham arduamente durante todo o ano».

PUBLICIDADE

publicidade

«Esta cerimónia, para além de reconhecimento público, é uma manifestação do agradecimento pela promoção não só do nosso Concelho, mas também de toda uma região», afirmou João Miguel Henriques.

Assim, e no total foram 12 as distinções anunciadas ao longo da cerimónia, sendo que uma delas é da responsabilidade da própria Câmara Municipal, o Prémio Reconhecimento, que este ano foi atribuído a Vitor Salgueiro, antigo atleta da Associação Desportiva de Poiares e do Clube de Futebol “Os Idosos”, e que tem sido o principal rosto da Conferência “Treino de Guarda-Redes de Futebol”.

Este evento, organizado em parceria com o Município de Vila Nova de Poiares, teve este ano a sua quarta edição, trazendo até ao Concelho algumas das mais proeminentes figuras na matéria, mas também nomes sonantes do futebol mundial e inúmeros alunos, afirmando-se como uma referência formativa nesta área.

A listagem com todos os vencedores é a seguinte:

  • Prémio Associação/Clube Desportivo do Ano – Centro de Convívio de Casal do Gago, Vale do Gueiro e Fonte Longa;
  • Equipa do Ano – Armando Carvalho/Ana Santos – Team Sagres 0.0 AD Motorsport
  • Dirigente do Ano – Sofia Bandeira Simões Lindão
  • Atleta do Ano sub14 – Ângela Rodrigues Rebelo
  • Atleta do Ano sub18 – Pedro Henriques
  • Atleta do Ano m18 – Pedro Batista (Zaka)
  • Treinadpr dp Ano – Alexandre Jesus
  • Prémio Incentivo – Higipoiares, Lda.
  • Disitnção de Mérito no Desporto Escolar – Pedro Jorge, Marco Jorge, Artur Robalo, Marcos Robalo e Mariano Robalo
  • Alto Prestígio – Camila Rodrigues Rebelo
  • Prémio Comunicação – Associação Recreativa de São Miguel (Páginas de facebook)

Braima Dabó está em Portugal desde 2011 fruto da possibilidade que a organização não governamental (ONG) Rota dos Povos lhe proporcionou para estudar, estando neste momento matriculado em Bragança.

Esta associação, que visa proporcionar um futuro melhor às crianças de Guiné-Bissau através da educação e formação, foi também ela alvo de uma surpresa por parte da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares e pelo Lions Clube local, que decidiram ofertar à ONG Rota dos Povos leite em pó no valor de total de 750€, destinado às crianças que usufruem do trabalho da entidade, e cuja atuação mereceu o reconhecimento por parte de toda a plateia que encheu o Pavilhão Gimnodesportivo Municipal.

 

Atletas de ginástica acrobática demonstram a sua potencialidade

Outro dos momentos altos da noite foi a demonstração de ginástica acrobática por parte das atletas Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia, do Acro Clube da Maia, que no mês de junho, conquistaram a medalha de bronze no exercício de equilíbrio, e de prata no exercício dinâmico nos II Jogos Europeus realizados em Minsk, Bielorrússia.

A V Gala do Desporto, que foi apresentada pela poiarense e popular rosto da televisão portuguesa Luísa Barbosa, e pelo ator da Companhia de Teatro Experimental de Poiares Vitor Freitas, contou ainda com a participação da Filarmónica Fraternidade Poiarense, do grupo de dança Funny Dance, e ainda dos alunos da turma de danças de salão da Associação Poiarense de Artes e Espetáculos.

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE