Um homem, de cerca de 35 anos, foi resgatado esta manhã de terça-feira, 25 de novembro, das águas do Rio Mondego, junto à Ponte Açude, em Coimbra, após um alerta dado por volta das 7:40.
Paulo Serra, dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, explicou que, receberam um alerta a dar conta de “uma pessoa caída ao rio”. À chegada, os bombeiros encontraram a vítima já a flutuar, muito próxima da estrutura do talude.
“Encontrámos a vítima junto à margem direita, já a flutuar na água. Tentámos aceder a ela, mas estava a pouquíssima distância do talude. Já não foi possível retirá-la naquele instante.”, descreveu Paulo Serra.
PUBLICIDADE
Minutos depois, a vítima foi localizada mais abaixo: “Passados alguns breves minutos, encontrámos a vítima a cerca de 50 a 100 metros abaixo. Foi então possível resgatá-la e trazê-la para terra, onde iniciámos as manobras de auxílio.”
O homem encontrava-se em paragem cardíaca e apresentava um traumatismo cranioencefálico grave, descreve o responsável.
Questionado sobre a origem do alerta, Paulo Serra indicou que foi uma pessoa que praticava atletismo na zona a dar o aviso: “Segundo nos foi dito, alguém que fazia o seu percurso matinal percebeu alguém a pedir auxílio na água e ligou para o 112.”
Os Bombeiros Sapadores mobilizaram a equipa de mergulho, várias viaturas e chegaram a ativar a embarcação, embora esta não tenha sido necessária: “Por cautela, a embarcação é sempre acionada. Mas como a vítima estava já deslocada para jusante, acabou por não ser utilizada.”
No total, estiveram no local oito viaturas e 22 operacionais, entre Bombeiros Sapadores e Voluntários de Coimbra, PSP, Cruz Vermelha Portuguesa e equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER).
A vítima, que foi encontrada sem documento de identificação, foi transportada, ainda em manobras de reanimação, para as urgências do CHUC.
PUBLICIDADE
