Coimbra

Homem de Coimbra morre dois dias depois do INEM ter bloqueado contactos da família

António Alves | 6 horas atrás em 02-10-2025

Benjamim Nogueira tinha 79 anos e solicitou a presença de uma ambulância na sua casa no Bairro do Ingote.

Depois de ter conseguido superar um cancro nos intestinos e de lhe ter sido aplicado um marcapasso – pequeno aparelho implantado sob a pele, geralmente abaixo da clavícula, que monitoriza e regulariza os batimentos cardíacos através de impulsos elétricos -, este conimbricense caiu da cama na madrugada de sexta-feira.

De acordo com a filha Cristina Nogueira, a mãe solicitou a sua presença na habitação já que esta não tinha forças para o levantar da cama. “Ele já não tinha grandes forças para se manter em pé”, afirmou ao Notícias de Coimbra, reconhecendo que acabou por estar “bem” na sexta-feira e sábado.

PUBLICIDADE

publicidade

Até que, no domingo 28 de setembro, o seu estado de saúde foi piorando, ao ponto de por volta das 17:00 e na presença das netas, pediu para estas solicitarem a presença de uma ambulância para o levarem até ao hospital.

“As minhas filhas começaram a ligar para o INEM, foram sempre recusadas a dizer que não era uma urgência, até que os números delas foram bloqueados e elas ligaram para mim e eu e o meu marido continuamos a insistir e a explicar a situação”, explicou Cristina Nogueira, que também viram os seus números bloqueados.

O caso foi referenciado junto da Saúde 24 que informaram os familiares de que teriam de ser eles a transportar o doente em viatura própria.

O facto de não disporem de viatura automóvel, bem como morar num apartamento que fica dois pisos acima da entrada do edifício impediam também esse transporte, que só foi conseguido depois das 19:00 e após um dos contactos de amigos da família.

Os elementos que se deslocaram à habitação demoraram cerca de uma hora para o estabilizar e depois transportar para os Hospitais da Universidade de Coimbra.

Ali chegado, esteve durante a noite de domingo, madrugada e dia de segunda-feira nos serviços de urgência, acabando por ser apenas transferido para um quarto do Serviço de Medicina na terça-feira, às 00:30. Foi encontrado sem vida na manhã de terça-feira.

Em entrevista ao NDC, a família de Benjamim Nogueira deixou o alerta para esta situação, estando a estudar neste momento a hipótese de interpor um processo judicial ao INEM.

Veja o Direto NDC com Miguel Duarte e Cristina Nogueira

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE