Justiça

Homem condenado a mais de sete anos de prisão por abusar sexualmente de menina em Viseu

Notícias de Coimbra com Lusa | 5 meses atrás em 17-11-2023

Um homem acusado de ter abusado sexualmente de uma menina de 12 anos que conheceu durante aulas de artes marciais num ginásio, em Viseu, foi hoje condenado a sete anos e quatro meses de prisão.

PUBLICIDADE

Todas as sessões do julgamento decorreram à porta fechada, no Tribunal de Viseu, e hoje os jornalistas não foram autorizados a assistirem à leitura do acórdão. No final, uma oficial de justiça divulgou a pena aplicada.

O homem de 41 anos foi condenado pela prática de cinco crimes de abuso sexual de crianças que foram cometidos em maio de 2022.

PUBLICIDADE

O tribunal decidiu aplicar-lhe também as penas acessórias de “proibição de exercer profissão, emprego, funções ou atividades, públicas ou privadas, cujo exercício envolva contacto regular com menores” e de “proibição de assumir a confiança de menor, em especial a adoção, tutela, curatela, acolhimento familiar, apadrinhamento civil, entrega, guarda ou confiança de menores”, por um período de dez anos.

Foi ainda condenado a indemnizar a vítima pelos danos morais que esta sofreu, mas o valor não foi fornecido aos jornalistas. Não foi possível também saber quais os factos da acusação dados como provados.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo a acusação inicial, o homem conheceu a menor quando esta frequentava aulas de ‘jiu-jitsu’. Cerca de duas semanas depois, começou a enviar-lhe mensagens para as redes sociais, às quais ela respondia, e ganhou a sua confiança.

Tiveram alguns encontros físicos (em locais como o escritório de um alojamento local, um pinhal e uma garagem) que “partiram sempre da iniciativa” do homem, trocaram mensagens e falaram por videochamada, até que a mãe da menina se apercebeu das mensagens.

O homem irá manter-se em prisão preventiva até à data do trânsito em julgado da decisão.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE