Desporto

Holmes Place desenvolve Programa de Reabilitação para combater efeitos colaterais de covid-19

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 07-05-2021

O Holmes Place ampliou a sua oferta com um novo programa de reabilitação que visa melhorar a qualidade de vida de pessoas que ficaram com sequelas devido à infeção pelo coronavírus.

O Programa de Reabilitação Covid-19 segue diretrizes nacionais e internacionais, provenientes de estudos de várias entidades norte-americanas e europeias, como a Harvard University, o Karolinska Institute ou o laboratório Novartis. Ao aliar três áreas centrais, os serviços de Fisioterapia, Nutrição e Personal Training permitem realizar um rastreio personalizado, estruturar um programa à medida (consoante as prioridades diagnosticadas), calcular a sua duração inicial e definir a periodicidade das avaliações. É complementado por uma constante monitorização ao nível cardiorrespiratório/muscular, um acompanhamento semanal e uma reavaliação mensal. Este programa foi pensado especificamente para responder a todos aqueles que sofrem de efeitos secundários da doença, através de um produto personalizado e acompanhamento de uma equipa
especializada e multidisciplinar, sob orientação da Médica responsável pela supervisão técnica.

Em termos práticos, começa sempre por uma avaliação inicial com um Fisioterapeuta. Segue-se uma consulta com um Nutricionista que irá indicar cuidados alimentares a reforçar, para assegurar as necessidades nutricionais. Após o rastreio, a equipa multidisciplinar define o programa em si, com as especialidades que deve englobar por ordem de prioridade.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

Durante este programa vão poder usufruir das excelentes instalações dos 21 clubes, com espaços amplos e ambiente seguro, onde dispõem de equipamentos e materiais indispensáveis ao seu progresso. Podem, ainda, utilizar a piscina, presente em todos os clubes, como um complemento para a sua reabilitação. O meio aquático ajuda a melhorar a mobilidade (reduzindo o suporte do peso corporal), trabalha a resistência (uma das
sequelas pós covid mais referidas é a fadiga), promove uma diminuição da perceção da dor (as dores musculares são comuns durante e após a infeção), aumenta a força na fase inicial da recuperação (a perda de força devido à inatividade é referida na maioria dos casos) e o controlo respiratório é trabalhado de forma ativa (a restrição pulmonar é bastante frequente até 12 meses após a alta médica), explica o Holmes Place em comunicado.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem vindo a alertar para os efeitos de covid-19 a longo prazo, defendendo que “ser fisicamente ativo é fundamental para a saúde e o bem-estar e pode adicionar anos à vida e vida aos anos”. É neste sentido que o Holmes Place, enquanto marca com mais de quatro décadas de experiência no mercado, reforça o seu posicionamento na área da saúde, do bem-estar e da inovação em Portugal.