Cidade

Hoje não há fogo de artifício, mas Ponte Rainha Santa Isabel é iluminada pelas cores da cidade

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 03-07-2020

As Festas da Cidade de Coimbra começam hoje, mas sem o tradicional espetáculo de fogo de artifício sobre o Rio Mondego.

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra está a organizar estas celebrações com o principal foco na segurança e considera que não há forma de controlar o aglomerado de pessoas que habitualmente se juntam nas margens do rio e sobre as duas pontes, de Santa Clara e pedonal Pedro e Inês, não sendo, assim, possível garantir a segurança necessária aconselhada pelas autoridades de saúde. Mas a autarquia preparou uma surpresa para a cidade: a ponte Rainha Santa Isabel vai ficar iluminada com as cores da cidade já a partir desta noite, dando início às Festas Cidade de Coimbra. Mas há outros locais que a partir de hoje recebem iluminação festiva, com o objetivo de ser mais um atrativo para o desconfinamento em segurança e dinamização da economia local.

PUBLICIDADE

Estas celebrações serão diferentes dos últimos anos, apostando em eventos simultâneos, entradas controladas para adequar a lotação e transmissões online para as redes sociais. A programação apresentada pela CM Coimbra está orientada para dois objetivos primordiais: apoiar a retoma da economia local e centrar a programação em artistas locais. 

Não será apenas a ponte Rainha Santa Isabel a ficar iluminada. Há muitos outros locais que receberão iluminação festiva a partir desta noite e até dia 31 de julho. Ao contrário do que acontece habitualmente, os locais escolhidos não foram as entradas da cidade, rotundas e avenidas principais, mas sim os locais de comércio e restauração, que foram mais afetados pelas condicionantes impostas face à pandemia COVID-19, resultando assim num atrativo extra para o desconfinamento em segurança e dinamização da economia local. Assim, vai receber iluminação festiva a Av. João das Regras, o Bairro Norton de Matos, a CM Coimbra, as Escadas e Largo do Quebra Costas, o Largo da Cruz de Celas, o Largo da Freiria, o Largo da Portagem, o Largo das Ameias, o Largo das Olarias, o Largo do Paço do Conde, o Largo do Poço, o Largo do Romal, o Largo Padre Estrela Ferraz, o  Mercado Municipal D. Pedro V, a Praça 8 de Maio, a Praça da República, a Praça das Cortes, a Praça do Comércio, a Praça Machado de Assis, a Rua da Sofia, a Rua Ferreira Borges, a Rua Visconde da Luz, a Solum e o Terreiro da Erva. 

PUBLICIDADE

As Festas da Cidade de Coimbra foram pensadas pela CM Coimbra tendo em consideração o exato cumprimento de todas as normas preconizadas pela DGS. Os espaços de realização dos espetáculos cumprirão a lotação possível imposta por lei e serão devidamente delimitados; os lugares serão previamente identificados, cumprindo um distanciamento mínimo de 1,5 metros entre espectadores. A entrada e a saída do público serão efetuadas em circuitos próprios e haverá sinalização e marcas físicas no chão para orientar as filas. Os espaços serão ainda cuidadosamente desinfetados e o uso de máscara será obrigatório. Qualquer um destes espetáculos obriga ao levantamento prévio de bilhetes na Ticketline ou na Bilheteira do Convento São Francisco.

Consulte aqui o programa das Festas da Cidade de Coimbra. 

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE