Coimbra

Hoje não há bivalves

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 05-09-2013

A apanha de bivalves está proibida temporariamente em toda a costa de Portugal continental, à exceção de parte do Algarve, devido à presença de toxinas, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

PUBLICIDADE

Segundo informação disponibilizada hoje na página na internet do instituto, a apanha e captura “com vista à comercialização e consumo” de bivalves está temporariamente interdita devido “à presença de fitoplâncton produtor de toxinas marinhas ou de níveis de toxinas acima dos valores regulamentares”, causadoras de intoxicações diarreica ou amnésica.

Está proibida a captura de todas as espécies de bivalves na costa e ria de Aveiro e no litoral entre a Nazaré e a Figueira da Foz.

PUBLICIDADE

O mexilhão não pode ser apanhado na costa de Viana do Castelo, no estuário do Tejo e na Lagoa de Albufeira. A mesma interdição se aplica à zona litoral de Matosinhos – onde também não pode ser capturada a amêijoa-branca – e ao estuário do Mondego, onde também não pode ser apanhado berbigão.

Na região entre Lisboa e Peniche, apenas pode ser capturada a castanhola, e de Sines a Setúbal, todas as espécies estão interditas, à exceção da navalha, amêijoa-branca e ameijola.

PUBLICIDADE

publicidade

No litoral algarvio, entre Portimão e Lagos, está proibida a apanha de conquilha. Na zona entre Vila Real de Santo António e Tavira, foi levantada a interdição de captura de todos os bivalves.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE