Conecte-se connosco

Histórias Perversas d’A Escola da Noite no TCSB

Publicado

em

A Escola da Noite estreia em Coimbra na próxima quinta-feira, 14 de Setembro, o espectáculo “TOMEO Histórias Perversas”.

unnamed (1)

A nova criação assinala os 25 anos da mais antiga companhia profissional de teatro da cidade, que regressa ao universo do dramaturgo espanhol Javier Tomeo. Foi com ele que tudo começou, em Março de 1992.

 

“TOMEO Histórias Perversas” é a 65.ª criação d’A Escola da Noite. Com dramaturgia, encenação e espaço cénico de António Augusto Barros, “TOMEO Histórias Perversas” inclui 26 textos seleccionados a partir das obras “Histórias Mínimas”, “Cuentos perversos”, “Inéditos y Reescrituras”, “Los nuevos inquisidores”, “Problemas oculares” e “Bestiário”.
Definida como uma “literatura livre e audaz”, a escrita de Tomeo – muitas vezes a raiar o absurdo – é plena de humor, ironia e sátira mas também de poesia e humanismo. A perversidade, anunciada pelo próprio, e a aparente falta de compaixão com que trata as suas personagens desafiam-nos a pensar na forma como vivemos, como vivemos com o outro e como convivemos com um mundo que tantas vezes nos parece uma coisa demasiado estranha.
Entre os 26 textos escolhidos para o novo espectáculo d’A Escola da Noite, o público encontrará (muitos) míopes, pais que vêem gigantes onde filhos vêem moinhos, assassinos que saltam da tela de cinema, crianças que partem a lua em pedaços, esqueletos que falam, capitães que desertam, leões que choram e muitas outras coisas que nem sempre “saem à medida dos nossos desejos”.
A par do trabalho dos três actores da companhia, que se desdobram em dezenas de personagens, sobressai nesta produção o elaborado e surpreendente dispositivo cénico e a música original e sonoplastia de Jorri, que a interpreta ao vivo em todas as sessões da temporada. O trabalho de vídeo de Eduardo Pinto, a iluminação de António Rebocho e os figurinos e adereços de Ana Rosa Assunção completam o conjunto de contributos criativos para o espectáculo.
Depois das duas ante-estreias esgotadas em Julho, “TOMEO Histórias Perversas” estará agora em cena no Teatro da Cerca de São Bernardo entre 14 e 30 de Setembro – de quarta a sábado às 21h30 e aos domingos às 16h00.

 

Os preços variam entre os 5 e os 10 Euros e a companhia aconselha vivamente a reserva antecipada de lugares. Devido às características do espaço cénico, e para salvaguardar a boa visibilidade de todos os lugares da bancada, a lotação é mais reduzida do que o habitual.

 
Javier Tomeo (1932-2013) foi um dos autores mais originais e prolíficos da narrativa espanhola contemporânea. As suas obras foram traduzidas em quinze idiomas e várias foram adaptadas ao cinema ou representadas nos principais teatros europeus.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com