“Histórias da Vila” foi a Sebal e vai a Zambujal

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 14-11-2017

 

PUBLICIDADE

É já no próximo domingo, 19 de novembro, que se realiza o oitavo passeio do Histórias da Vila. As inscrições já se encontra abertas no site da Autarquia. A freguesia do Zambujal vai dar-se a conhecer a todos os participantes.

020

PUBLICIDADE

Antes de ir para férias, o “Histórias da Vila” dedicou a sua sétima viagem ao Sebal, procurando os vestígios e desvendando as histórias por detrás das muitas “Quintas e Casas Senhoriais” desta antiga freguesia de Condeixa-a-Nova.

O Sebal foi um dos primeiros lugares do país a erigir a sua Casa do Povo, ainda em 1934. Foi esse o ponto de partida escolhido para mais uma viagem de tuk tuk, com a duração aproximada de uma hora, e que contou com meia centena de participantes, interessados em descobrir um pouco mais acerca destes lugares, gentes e tradições.

PUBLICIDADE

publicidade

Historicamente, o Sebal terá uma fundação bastante remota. A mais antiga referência que se lhe faz data de 1149, sob a forma de «Senabal», e já se regista como paróquia em 1240, grafando-se «Seabal». É de crer que este topónimo procede, como tantos outros, da flora local e mais concretamente do nome latino da mostardeira (sinapi), significando mostardal ou sítio onde crescem mostardeiras.

Da Casa do Povo, avançou-se até ao lugar do Moinho da Palha. Ficou clara a ligação com o percurso anterior, integralmente dedicado a estes engenhos, e mais uma vez se comprovou que os moinhos deixaram muitas marcas na paisagem e na toponímia locais.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE