Vamos

“História Global da Alimentação Portuguesa” é apresentada na Biblioteca de Coimbra

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 20-02-2024

A Biblioteca Municipal de Coimbra vai acolher na sexta-feira, 23 de fevereiro, pelas 17:30, a sessão de apresentação da obra “História Global da Alimentação Portuguesa”.

PUBLICIDADE

Publicada pela editora Temas e Debates, em 2023, assume-se como uma obra de sistematização de conhecimento de grande espectro sobre a história da alimentação em Portugal, desde a sua génese medieval até às moderníssimas inovações do receituário gourmet e dos restaurantes premiados com estrelas Michelin, que têm elevado a gastronomia portuguesa a patamares de qualidade reconhecidos mundialmente.

A sessão, que conta com a parceria da Divisão de Bibliotecas e Arquivo Histórico do Município de Coimbra, vai ter a presença de José Eduardo Franco (coordenador da coleção), Isabel Drumond Braga (coordenadora da obra) e dos autores Álvaro Garrido, Fátima Iken, Guida Cândido, Jaime Gouveia, João Pedro Gomes, Leonardo Aboim Pires, Margarida Sobral Neto e Maria José Azevedo Santos. A sessão será moderada pelo chef Luís Lavrador.

PUBLICIDADE

Esta tertúlia pretende proporcionar uma viagem pelas intercessões e polinizações entre culturas ao longo dos tempos e pelas receções e transformações de produtos e pratos que contribuíram para a construção da identidade alimentar portuguesa.

“História Global da Alimentação Portuguesa” é um livro que guia os leitores pelo modo como se foi comendo ao longo dos séculos, como se come hoje e que convida a compreender os processos de construção da cultura e das relações sociais portuguesas, bem como a apreciar alguns resultados do convívio com outros povos e civilizações do mundo.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE