Economia

História da Black Friday: como tudo começou…

Notícias de Coimbra | 9 meses atrás em 11-11-2024

Gosta de investir em promoções incríveis na Black Friday? Fique a conhecer como este evento imperdível começou!

PUBLICIDADE

publicidade

Muitos portugueses não gastam dinheiro ao longo do ano em compras de produtos que necessitam, porque sabem que mais vale esperar pela Black Friday. A Sexta Feira Negra, como também é conhecida, revela-se uma oportunidade única para assegurar produtos caros a bom preço. 

PUBLICIDADE

As promoções realizadas em plena Black Friday revelam-se imperdíveis. Por vezes, atingem 70%. Portanto, são os valores mais baixos do ano para um vasto conjunto de produtos: roupas, eletrodomésticos, itens tecnológicos, entre muitos outros. Mas, afinal, qual é a história da Black Friday.

Os primórdios da Black Friday

O popular evento que ficou conhecido por apresentar oportunidades de comprar bons produtos a ótimos preços é chamado Black Friday. Tudo começou nos Estados Unidos da América. 

Neste país, foi criada a Black Friday que rapidamente se tornou no maior dia de compras. A promessa de promoções incríveis representa uma corrida aos preços baixos, o que acontece todos os anos.

O termo Black Friday já tinha sido usado nos EUA anteriormente para outros acontecimentos, mas nem sempre por boas razões. Este conceito é usado no século XIX, num cenário em que se vivia a crise do ouro nos EUA, após a guerra da sucessão. 

O termo “Sexta-feira negra / Black Friday” surgiu com uma má manobra financeira de dois bolsistas de Wall Street: Jay Gould e Jim Fisk. 

Foi nesse contexto delicado que estes elementos especularam o preço do ouro, algo que teve consequências indesejadas. O objetivo destes homens era venderem a um preço mais elevado e gerarem lucros. No entanto, essa ação originou o crash da bolsa de Wall Street a 24 de setembro de 1869. Era uma sexta-feira. 

Novo conceito Black Friday

O conceito Black Friday é usado no mundo comercial quase um século mais tarde. Na década de 1960, o conceito popularizou-se de uma forma positiva. 

A escolha do dia (sexta-feira) deveu-se ao facto de existir o Thanksgiving (Dia de Ação de Graças) nos Estados Unidos da América, que é celebrado sempre na quarta quinta-feira do mês de novembro. 

É comum os americanos gozarem de tolerância de ponto no dia seguinte. Portanto, na quarta sexta-feira do mês. Os cidadãos deste país estão habituados a aproveitar este dia para fazerem as suas compras de Natal. 

Os comerciantes rapidamente perceberam que o dia a seguir à Ação de Graças era bastante rentável. Os comércios beneficiavam muito desta multidão que pretendia fazer as compras de Natal. Ao colocarem os seus produtos em promoção, os lucros foram aumentando. A tradição foi-se mantendo nas décadas seguintes.

Num contexto em que muitas lojas registavam à mão as transações que faziam, os comerciantes da época anotavam as perdas a vermelho, que era uma cor comum, e estavam frequentemente nesta cor boa parte do ano. 

Também anotavam os lucros a negro. Ora, após o Dia de Ação de Graças, na sexta-feira em que os fregueses faziam as compras de produtos que eram apresentados com preços atrativos, com desconto, eles ficavam “a negro”. Daí, a origem do termo “sexta-feira negra” (Black Friday).

Deste modo, tradicionalmente, os comerciantes passaram a fazer promoções nas suas lojas. Os produtos são apresentados a preços reduzidos, garantindo assim um aumento das receitas. Esta data é estratégica para muitas famílias iniciarem o período de compras da época natalícia.

O reputado jornal americano New York Times terá usado o conceito Black Friday para evidenciar que a cidade de Filadélfia tinha problemas de circulação devido às multidões que iam atrás dos saldos. O conceito Black Friday desenvolveu-se desde então, generalizou-se nos EUA e popularizou-se nos anos 80 e 90.

Atualidade

A “Black Friday” acaba por ser um evento influente em todo o mundo, desde a década de 2000. Atualmente, este evento é sinónimo de boas compras e muitas vendas, sendo muito aguardado pelo comércio e consumidores. 

Existem grandes descontos disponibilizados em vários produtos. Muitos deles em stocks limitados, o que permite também associar o evento a filas intermináveis. As pessoas querem assegurar os produtos. Por isso, não se importam de enfrentar esse aborrecimento.

Começou nos Estados Unidos da América, mas hoje em dia o evento é realizado um pouco por todo o planeta. Este fenómeno comercial demorou alguns anos a estabelecer-se por cá, mas também chegou ao nosso país.  

Em Portugal, como no mundo, a Black Friday representa o dia do ano com maior volume de vendas. Em 2024, a Black Friday acontece no dia 29 de novembro.

Se no passado a Black Friday era destinada a lojas físicas, hoje em dia, o evento é muito importante a nível digital. São cada vez mais as lojas virtuais a enveredarem por descontos imperdíveis para aumentarem os seus lucros. 

O e-commerce consegue garantir boas vendas, porque se trata de um processo simples, económico e prático.

Inicialmente, a Black Friday era somente destinada a uma sexta-feira. No entanto, na atualidade, há uma tendência para o evento ser espaçado no tempo. Os descontos podem prolongar-se por todo o mês de novembro.

Agora que sabe mais sobre este evento, prepare-se para garantir bons negócios na Black Friday 2024.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE