Cidade

Uma história de amor em tempos de luta… de Coimbra a Nambuangongo!

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 06-02-2017

 

PUBLICIDADE

A Chiado Editora apresenta “Amor e Guerra: de Coimbra a Nambuangongo”, o primeiro romance de José Ferreira Abrantes, que relata a história de Luís e Inês tendo como pano de fundo a situação político-social em Portugal e a guerra colonial, referindo episódios vividos pelo autor em Angola.

Amor e Guerra

PUBLICIDADE

De Coimbra a Nambuangongo (Angola), passando por Seia, Castelo Branco, Lamego e Lisboa, o autor revive um passado recente que marcou um povo oprimido pela guerra e amordaçado pela repressão do Estado Novo, numa linguagem simples mas rigorosa, mergulhando no ambiente de transição da década de sessenta para os anos setenta, ainda conservador em costumes mas já permeável aos ventos que chegavam da Europa e dos EUA, abrindo-se à poesia e ao amor, no advento da Revolução dos Cravos.

A partir de um amor telúrico que se desenvolve entre Luís e Inês, dois estudantes universitários de origens sociais distintas, esta história tem o mérito de ajudar a entender alguns dos comportamentos marcantes nos meses seguintes ao 25 de Abril de 1974, em que a alegria da libertação política se estampava no rosto das pessoas e se fundia nas mais variadas manifestações de amor.

PUBLICIDADE

publicidade

Nascido em Santiago, no concelho de Seia, José Abrantes integrou, em 1971, o curso de Oficiais Milicianos na Escola Prática de Infantaria em Mafra, tendo tirado a especialidade de Operações Especiais/Rangers, no Centro de Instrução de Operações Especiais em Lamego. Foi mobilizado para prestar uma comissão de serviço em Angola, para onde partiu em janeiro de 1972, depois de ter formado Batalhão em Tomar.

Em Angola, prestou serviço inicialmente em Ambrizete, depois em Nambuangongo e, por fim, em Pereira D’Eça, tendo sido objeto de louvor público pela atividade desenvolvida.

Regressou à “Metrópole” em maio de 1974, altura em que ingressou no então ISE – Instituto Superior de Economia, tendo integrado os órgãos de gestão do Instituto, Conselho Diretivo e Comissão Executiva, em 1976 e 1977, ano em que completou a licenciatura em Organização e Gestão de Empresas.

Desempenhou funções de direção numa empresa pública em Portugal, tendo desempenhando também, funções de administrador não-executivo de uma empresa em Moçambique e desenvolvido diversos trabalhos em Angola.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE