Saúde

Hidrate o corpo e perca peso com esta bebida “milagrosa”

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 7 meses atrás em 04-10-2023

O chá é considerado a bebida mais consumida em todo o mundo, sabia? É a partir da infusão de folhas secas da planta Camellia sinensis que o chá nasce e a sua origem remonta ao sul da China e ao sudeste asiático. Pode ser classificado como chá preto, verde, branco, consoante o seu grau de fermentação.

PUBLICIDADE

Por fazer tão bem à saúde, a Vida Ativa reuniu quatro vantagens ao ingeri-lo:

1.Saúde cardiovascular: Está associado à redução do risco de desenvolvimento de doença cardiovascular, através da melhoria de diversos fatores associados. Vários estudos demonstram que os polifenóis presentes no chá apresentam efeitos positivos associados à prevenção de aterosclerose, com melhoria do perfil lipídico e redução do colesterol sérico.

PUBLICIDADE

“No entanto, estes resultados ainda são contraditórios, uma vez que uma outra meta-análise não mostrou associação entre o consumo de chá preto e a melhoria do perfil lipídico. Além disso, o consumo de chá está também associado à redução da pressão arterial. Uma meta-análise e revisão sistemática concluiu que o consumo diário de chá preto (4 a 5 copos) durante pelo menos 1 semana pode reduzir a pressão arterial”, revela.

Apesar de o seu efeito ser pouco significativo e a redução ser modesta do ponto de vista individual, pode representar uma redução significativa do risco de doença cardiovascular a nível populacional. No entanto, é importante referir que este estudo apresenta várias limitações (como a sua pequena amostra populacional ou de estudos incluídos).

PUBLICIDADE

publicidade

2. Hidratação corporal: Pode contribuir para manter ou melhorar o estado de hidratação. O sabor característico de vários chás poderá promover a ingestão de líquidos que contribuem para a melhoria do estado de hidratação corporal.

3. Redução do risco de determinadas patologias: Alguns estudos têm vindo a demonstrar que os polifenóis presentes no chá, com as suas propriedades antioxidantes ou anti carcinogénicas, poderão estar associados à redução do risco de desenvolvimento de algumas patologias.

“Já foram relatados em evidência alguns efeitos positivos associados à redução do risco de desenvolvimento de Diabetes Mellitus tipo 2 ou prevenção de outras patologias como Alzheimer ou Parkinson. Porém, estes resultados são observados maioritariamente em estudos realizados em laboratório ou em animais, pelo que não podem ser diretamente extrapolados para humanos”, conta.

4. Peso e no combate à obesidade: Os polifenóis presentes no chá preto parecem ter uma atividade eficaz na prevenção da obesidade, sem efeitos secundários aparentes.

Alguns dos mecanismos de ação sugeridos para justificar este efeito positivo ao nível do controlo de peso são: a inibição da digestão e absorção de gordura, a promoção do metabolismo de gordura ou a redução do stress oxidativo (relacionado com o desenvolvimento de obesidade e comorbilidades associadas).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE