Primeira Página

Helena Teodósio promete fazer avançar o Metrobus

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 hora atrás em 11-11-2025

A nova presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIMRC), Helena Teodósio, afirmou hoje que pretende trabalhar na expansão do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM) nos próximos quatro anos.

Helena Teodósio considerou que nos próximos quatro anos a CIMRC terá de trabalhar no avanço da expansão do SMM, também conhecido como ‘metrobus’ (autocarros articulados em via dedicada) e que deverá iniciar em breve a sua operação comercial, servindo Coimbra, Lousã e Miranda do Corvo.

“Através de projetos que já tinham sido analisados e que estão em estudo, já temos alguma perspetiva de para onde é que pode ser encaminhado, perante o estudo económico-financeiro que já foi feito em alguns municípios da região”, disse a presidente da Câmara de Cantanhede, que falava aos jornalistas após ter sido eleita no primeiro conselho intermunicipal deste mandato, onde apontou para os transportes e a mobilidade como áreas prioritárias deste mandato que agora se inicia.

PUBLICIDADE

Para Helena Teodósio, o processo de expansão do SMM terá de ser “discutido com a tutela”, por serem projetos “pesados em termos financeiros” e precisarem do apoio do Governo para poderem avançar.

No anterior mandato, um estudo encomendado pela CIMRC concluía que as expansões mais viáveis seriam as de Condeixa-a-Nova e Cantanhede.

“A vontade é mesmo avançar com esse tipo de projeto e vamos, com certeza, avançar, que a vontade já vem do mandato anterior”, disse.

Além do SMM, Helena Teodósio considerou que a CIMRC tem feito um trabalho para assegurar um território “mais ligado e mais unido”, apontando para o caso da concessão da rede de transportes públicos este ano, que serve todos os concelhos da comunidade intermunicipal e ligações a outros distritos.

“Há situações que podem e devem ser melhoradas, mas já muito foi conseguido”, notou, considerando que a CIMRC também terá de trabalhar junto do Governo para resolver acessibilidades como o IP3, a A13 ou a N17 (conhecida como Estrada da Beira).

Durante o primeiro conselho intermunicipal, a nova presidente da Câmara de Coimbra, Ana Abrunhosa, reafirmou a necessidade de uma região metropolitana na área dos transportes.

Questionada pela Lusa sobre o assunto, Helena Teodósio recordou que essa é uma ideia que tem sido falada, sendo necessário agora ouvir e envolver os novos presidentes eleitos para se perceber como caminhar “para essa ideia de área metropolitana”.

Helena Teodósio afirmou ainda que outro dos desafios para os próximos quatro anos será a habitação, recordando ainda que a CIMRC tem “inúmeros projetos de variada ordem, desde o ambiente à cultura, desde o desporto à ação social”, além de uma “tónica muito grande na questão ambiental”.

“Iremos continuar a fazer este trabalho em conjunto para que nós possamos potencializar muito os recursos que temos no nosso território, que é belíssimo, que tem potencialidades brutais em termos turísticos e é isso que nós todos em conjunto vamos fazer”, vincou.

Questionada sobre a lei das finanças locais, Helena Teodósio considerou que o tema terá de ser debatido em conselho intermunicipal, entendendo que a fórmula de transferência de fundos para os municípios e para as freguesias tem de ser revista.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE