Helena Freitas diz que “partidos não estão preparados para construir políticas para o Interior”

A ex-coordenadora da Unidade de Missão para o Interior afirmou hoje que deixou a unidade, mas mantém a missão para o país e defendeu que os partidos politicos não estão preparados para construir políticas para o interior.
PUBLICIDADE
“A maior dificuldade que o interior tem é esta: Construir políticas para o interior quando os partidos politicos não estão preparados para isso”, afirmou Helena Freitas.
A ex-coordenadora da Unidade de Missão para a Valorização do Interior (UMVI) e professora da Universidade de Coimbra falava em Castelo Branco, na conferência “Ouvir Portugal – Portugal visto de dentro”, promovida pelo CDS-PP.
“Deixei a unidade [de Missão para o Interior], mas tenho a missão para o meu país. O país vive uma emergência e são precisas políticas públicas sectoriais”, disse.
Helena Freitas adiantou que a assimetria existente no país “é inaceitável” e sublinhou que, para lhe por cobro, tem que haver um combate de todos e fazer com que as políticas públicas assumam a luta como um “desígnio nacional”.
“É preciso descentralizar o Estado, não é municipalizar. Hoje as questões da assimetria territorial implicam uma desigualdade inaceitável. Não é admissível”, frisou.
Esta responsável disse ainda que é preciso perceber que os territórios do interior são territórios que o Estado quer qualificar e adiantou que são “indispensáveis” para a qualidade do litoral.
“Não é preciso mais dinheiro. Isso é treta. É preciso é mais eficiência”, concluiu.
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.