Portugal

Habitação de casal fica “sem telhado com o vento forte”. Idosos acolhidos pelo filho

Notícias de Coimbra com Lusa | 6 meses atrás em 18-10-2023

O casal que ficou desalojado depois de a sua casa ter ficado sem telhado com o vento forte que atingiu Castro Marim, no Algarve, na terça-feira, foi recolhido pelo filho, disse à Lusa fonte da autarquia.

PUBLICIDADE

O responsável pela Proteção Civil daquele município do distrito de Faro, Victor Rosa, disse à agência Lusa que agora está a ser avaliada a “possibilidade de ajuda às duas habitações que ficaram sem telhado”, depois da passagem da depressão Babet.

Na segunda casa afetada pelo vento forte não foi necessário realojar os habitantes, mais jovens, visto só ter sido afetada uma parte do edifício de dimensão maior, segundo o comandante operacional municipal da proteção civil de Castro Marim.

PUBLICIDADE

Victor Rosa referiu que estão a ser reparadas as infraestruturas atingidas pela intempérie, apenas sendo impossível voltar a plantar algumas árvores que foram arrancadas pela raiz.

Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), na terça-feira, aquando da passagem da depressão Babet, verificaram-se 2.060 ocorrências no continente, sobretudo relacionadas com queda de árvores e inundações de vias públicas, que não causaram vítimas.

PUBLICIDADE

publicidade

A Proteção Civil recomendou hoje aos cidadãos que evitem deslocações desnecessárias na quinta-feira devido à previsão de chuva e vento forte, consequência da passagem de mais uma depressão, Aline, pelo continente.

Na quinta-feira, a chegada da tempestade Aline “trará condições meteorológicas mais adversas do ponto de vista daquilo que será a probabilidade de ocorrência quer de inundações quer de quedas de estruturas e ventos”, de acordo com a ANEPC.

A depressão Aline transporta uma massa de ar quente, húmida e instável, que vai trazer precipitação forte e rajadas de vento que poderão superar os 100 quilómetros/hora e agitação marítima.

Devido à previsão de chuva e vento fortes, o IPMA emitiu aviso laranja para os 18 distritos do continente.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE