Saúde

Há vacinas comuns que podem ajudar a prevenir o Alzheimer

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 7 meses atrás em 13-10-2023

Existem três vacinas que combatem doenças comuns como o tétano, a difteria, o herpes zoster e a pneumonia, e que são capazes de reduzir o risco de desenvolver a doença de Alzheimer, avança uma investigação feita no Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas, em Houston, nos EUA.

PUBLICIDADE

Para o estudo, os investigadores analisaram dados de pessoas com 65 anos que não apresentavam sinais de demência, explicam os investigadores, citados no site StudyFinds.

Os cientistas criaram grupos de vacinados e de não vacinados, ao longo de 8 anos, concentrando-se em três vacinas: Tdap/Td (para tétano, difteria e tosse convulsa), HZ (para herpes zoster) e pneumocócica (para pneumonia e outras infeções relacionadas).

PUBLICIDADE

“Com estas informações descobriram que os indivíduos que receberam a vacina Tdap/Td tinham um risco 30% menor de sofrer com esta doença. Já quem recebeu a vacina contra o HZ registou uma redução de 25% do risco. Por último, as pessoas que tomaram a vacina pneumocócica registaram uma redução de 27%”, pode ler-se no Notícias ao Minuto.

A equipa “coloca a hipótese de as vacinas poderem melhorar a capacidade do sistema imunitário para combater as proteínas tóxicas associadas a esta doença ou reduzir os danos causados às células cerebrais saudáveis”.

PUBLICIDADE

publicidade

Aliás, o coautor da pesquisa, observou que as vacinas, ao mesmo tempo que protegem contra infeções específicas, podem também reduzir a inflamação cerebral, algo que pode ser um precursor da doença de Alzheimer.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE