Uma visita noturna à Biblioteca Velha do Seminário Maior de Coimbra é a novidade no programa dos 275 anos do lançamento da primeira pedra neste espaço na Alta da cidade, junto ao Jardim Botânico.
As atividades, que decorrem de 14 a 16 de julho, incluem visitas, concertos, eucaristia, piquenique e jantar, numa parceria com o Coro Carlos Seixas, Blue House, Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra e Vicentinos de Ceira.
PUBLICIDADE
“O programa é diversificado e marcado por parcerias entre várias pessoas e instituições”, refere Nuno Santos, reitor do Seminário, reforçando que para além de se assinalar a efeméride é uma maneira de angariar fundos para as obras de requalificação do espaço.
Assim, no dia 14 de julho, pelas 21:30, tem início as festividades com uma visita noturna à Biblioteca Velha. “Será um momento surpresa”, descreve o responsável, sublinhando que esta atividade carece de inscrição e terá um custo de cinco euros.
No sábado, 15 de julho, às 11:30 há uma visita especial, que dará a conhecer três figuras do Seminário: Póvoa dos Reis, Padre Américo Aguiar e Nunes Pereira.
A igreja recebe, às 15:30, um concerto de Órgão de Tubos, numa organização do Coro Carlos Seixas, e será gratuito.
Para esta noite, 21:30, haverá outro momento musical, no Salão São Tomás, com Filipe Furtado, organizado pela Blue House e tem entrada gratuita.
No domingo, 16 de julho, dia em que se assinala os 275 anos do lançamento da primeira pedra, realiza-se uma missa no jardim às 11:00, seguindo-se um piquenique.
Pelas 17:00 haverá um concerto solidário com os Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, no Salão São Tomás. A entrada tem um custo de 20 euros e reverte para as obras de requalificação do espaço.
O programa termina às 20:00 com um jantar, mediante inscrição e pagamento de 15 euros.
Veja os vídeos:
PUBLICIDADE