Região

Há uma praia na Figueira da Foz onde se pode aprender e até pegar “num peixinho vivo” (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 07-06-2022

É uma aldeia piscatória tradicional, com pescadores e peixeiras, trajados com o mesmo rigor com que cumprem a tradição. A Praia Pedagógica da Casa dos Pescadores da Costa de Lavos, na Figueira da Foz, faz da Arte Xávega uma lição que conta a alunos de todas as idades, dos 2 aos 92. A praia reabriu esta segunda-feira com mil e uma histórias para contar. 

PUBLICIDADE

Este projeto lúdico e didático foi desenvolvido com o objetivo de dar a conhecer as vidas e saberes do mar em todos os espaços culturais e etnográficos da Casa dos Pescadores e da aldeia. Nasceu em 2015 na sequência do programa comunitário que permitiu a reconstrução do edifício sede da Casa dos Pescadores, um ano antes. Desde então mais de seis mil visitantes, em grupos organizados de todos os níveis de ensino, do pré-escolar às universidades seniores de todo os país foram recebidos pelos cicerones e sábios do mar “de braço abertos com muitas atividades, desde workshops de nós de marinharia até à observação da pesca das majoeiras nos programas de inverno”, explica o mentor do projeto Hugo Duarte. 

“A dona Lucília e o senhor João Alberto” são os anfitriões. Sabem do que falam como ninguém. E depois há a Casa dos Pescadores e a colaboração e carinho das duas companhas da praia: a Mocidade da Costa e Voz do Mar. “É com toda este gente que nós damos a conhecer as vidas e os saberes do mar e damos uma alegria, que é a maior de todas, que é uma criança pela primeira vez na vida ter um peixinho vivo na mão, um pequeno carapau, uma sardinha, é uma alegria inestimável”, assegura com entusiasmo o professor de Geografia e agente de animação turística. 

PUBLICIDADE

O Notícias de Coimbra subiu a bordo do Voz do Mar e “bebeu” os conhecimentos do senhor João Alberto. De olhos arregalados e em silêncio, um grupo de crianças da EB1 e do Jardim de Infância da Costa de Lavos escutava com atenção. Mais tarde, chegaram mais 90 alunos do pré-escolar da cidade de Castelo Branco.

As visitas custam sete euros por criança (os acompanhantes não pagam) e duram o dia inteiro, das 10:00 às 17:00. Do roteiro fazem parte paragens tão incríveis como aquela que se faz para ver barcos “com quase dois metros construídos com paus de gelados”, descreve Hugo Duarte ao Notícias de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

A inauguração contou com a atuação do grupo de cantares “A Voz do Mar” e o hastear da bandeira da praia pedagógica, que vai ficar ao vento durante os próximos meses para saudar os visitantes. 

Veja o direto NDC com a explicação do Senhor João Alberto:

 

Veja o direto NDC com a entrevista a Hugo Duarte:

Veja o direto NDC com cerimónia de inauguração:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE