Região

Há uma ponte à “Indiana Jones” nos novos passadiços de Condeixa

Notícias de Coimbra | 9 meses atrás em 06-08-2023

Poucos são aqueles que não gostam dos passadiços que têm invadido o país. São estruturas erguidas em locais com uma riqueza ímpar e que permitem realizar caminhadas num contacto mais próximo com a natureza, mas em segurança.

PUBLICIDADE

Em Condeixa já é possível descobrir a riqueza do Rio dos Mouros, através dos passadiços instalados na margem do rio que permitem ligar a cascata, uma das principais atrações do património natural do concelho, à ponte junto às Ruínas de Conímbriga.

A meio do percurso, entre passadiços e terra batida, encontramos uma plataforma, em forma de meia lua, com uns bancos, que nos ajudam a descansar. Neste pequeno miradouro conseguimos ver o vale em garganta do rio também conhecido como Rio Ega e toda a vegetação que envolve o trilho.

PUBLICIDADE

O troço superior, a montante de Conímbriga, desenvolve-se numa região cársica e, por isso mesmo, durante grande parte do ano não tem caudal, mas o arvoredo acompanha-nos nesta viagem.

Já mesmo a chegar à Cascata do Rio dos Mouros existe a ponte à  “Indiana Jones” suspensa e que atravessa o riacho, mas antes uma outra travessia ajuda quem visita este recanto da aldeia de Condeixa-a-Velha a serpentear este percurso pedonal envolto em verde e rochedos.

PUBLICIDADE

publicidade

Conheça os novos passadiços do Rio dos Mouros:

“O turista poderá passear e observar a paisagem que esta zona oferece, ao longo do seu percurso de 800 metros”, avançou ao Notícias de Coimbra, o presidente da Câmara Municipal, sublinhando que “se trata de uma obra desejada desde o primeiro mandato e que agora está concluída”. 

A intervenção, no valor de cerca de 293 mil euros, encontra-se interligada territorialmente pela  PR2 Rota de Sicó, que efetua a ligação entre o Maciço Calcário de Sicó (aldeia do Casmilo) ao geomonumento (Canhão Fluviocársico do Rio dos Mouros), com passagem por aquela que é uma marca da paisagem da Serra de Sicó, o Moinho do Outeiro na Serra de Janeanes.

Nuno Moita frisa, ainda, que as três intervenções integram “uma estratégia há muito assumida de captação de turistas, não se fixando apenas na herança romana, mas apostando nas belezas naturais e na vertente patrimonial”.

Este investimento, complementado com a futura reabilitação da Casa do Casmilo e a já concluída recuperação do Moinho do Outeiro, permite garantir  apoio à visitação e o aumento da acessibilidade, a todos os públicos à casacata do Rio dos Mouros, mas acima de tudo, percorrer o Canhão Fluviocársico, complementando a Rota de Sicó já instalada. 

Veja a fotogaleria dos Passadiços do Rio dos Mouros:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE