A Comissão Política de Secção do PSD Coimbra reuniu terça-feira na sede do partido para aprovar os nomes do partido que irão na lista encabeçada por José Manuel Silva.
João Francisco Campos é a principal novidade dos candidatos PSD à vereação conimbricense, em lugar elegível, no âmbito da coligação “Juntos Somos Coimbra”.
PUBLICIDADE
Líder concelhio social-democrata, o autarca viu a estrutura por si presidida a aprovar o seu nome para a (re)candidatura à presidência da União das Freguesias de Coimbra, mas a adesão da Iniciativa Liberal (IL) à coligação acarretou reposicionamentos na lista a encabeçar por José Manuel Silva.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Francisco Veiga (PSD), mantém o segundo lugar no elenco de potenciais autarcas de “Juntos Somos Coimbra”, independentemente de a posição alcançada em 2021 ter sido fruto da preponderância que António Maló de Abreu tinha, então, na direcção partidária liderada por Rui Rio.
A par do trabalho do agrado de José Manuel Silva, milita a favor de Francisco Veiga, professor universitário (ex-director da Faculdade de Farmácia da UC), a circunstância de a eleição do próximo reitor ocorrer durante a primeira metade do mandato autárquico de 2025-2029.
Aspirante a ser reconduzido na liderança da câmara conimbricense, José Manuel Silva (médico e professor universitário) entende patrocinar a recandidatura à vereação de um professor catedrático como forma de manter a ligação entre a autarquia e a UC.
Para a entrada de João Francisco Campos vai sair do atual executivo o vereador Carlos Lopes. Uma decisão há muito falada nos bastidores. Já no caso da vereadora social-democrata Ana Cortez Vaz – que irá recuar para o 7.º lugar, aparentemente, inelegível – constitui relativa surpresa.
Na reunião partidária, foi ainda dito que o atual vereador Carlos Lopes será desafiado pelo PSD para um projecto politico não autárquico.
Caso a coligação reedite a conquista de seis dos 11 assentos do executivo camarário, tudo parece indicar que o PSD só ficará representado por dois vereadores, sendo que, a par de José Manuel Silva e de Ana Bastos (independentes), a quinta e sexta posições da lista de “Juntos Somos Coimbra” deverão caber à IL e ao CDS.
Apesar de, antes da reunião, alguns dirigentes terem mostrado algum desencanto com o panorama, o que é certo é que na hora da votação as escolhas de Francisco Veiga e João Francisco Campos acabaram por obter a unanimidade de todos os elementos da Comissão Política de Secção.
Para esta votação muito contribuiu o facto de ter sido explicado aos militantes que mais importante que os lugares é o projeto e o concelho de Coimbra e que o PSD, antes dos lugares, escolheu o melhor projeto e as melhores pessoas para o executar.
Com a ascensão de João Francisco Campos para um lugar elegível no executivo, resta saber se a escolha para a União das Freguesias de Coimbra (agora denominada Freguesia Cidade de Coimbra, já que junta as antigas freguesias urbanas de Santa Cruz, São Bartolomeu, Sé Nova e Almedina) irá recair no atual vogal substituto do presidente Carlos Pinto.
PUBLICIDADE