Coimbra

Há uma nova rotunda em Coimbra. E veio para ficar

António Alves | 11 meses atrás em 31-05-2023

A “nova” rotunda do Largo da Portagem, em Coimbra, entrou esta quarta-feira (31 de maio) em funcionamento. Uma estrutura que, para já, irá ficar ali durante dois meses, mas que antecipa a futura integração do Metrobus naquela zona da cidade.

PUBLICIDADE

O condicionamento de trânsito no Largo da Portagem é indispensável à execução em segurança dos trabalhos de construção do troço urbano Alto de São João – Portagem do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM). Nesta fase, que agora se inicia, “estão incluídas as intervenções necessárias à passagem de uma conduta de saneamento, uma conduta adutora, bem como a execução de uma caixa de visita”, refere a Metro Mondego.

Com esta alteração, foram desligados os semáforos existentes no local, bem como a saída e entrada na Ponte de Santa Clara passou a ser feita apenas por uma faixa de rodagem. Para garantir condições de segurança para circulação pedonal, foram criados percursos alternativos específicos para peões.

PUBLICIDADE

A passadeira existente a meio da avenida Emídio Navarro foi deslocalizada para a zona do Posto de Turismo. Apesar desta alteração estar devidamente identificada no local, a reportagem do Notícias de Coimbra observou alguns peões que arriscaram a passagem na zona da antiga passadeira.

Quanto à paragem provisória dos SMTUC, situada no topo norte do Parque Manuel Braga e que serve os autocarros (Linha Botânico e linhas 38, 41 e 244) com origem na Ponte de Santa Clara, foi deslocada para dentro do tabuleiro da ponte.

PUBLICIDADE

publicidade

Ao longo das obras, a rotunda será adaptada em cada novo faseamento da intervenção até à zona da Estação Nova. A Metro Mondego refere ainda que quando todas as obras terminarem, “a circulação rodoviária nesta zona da cidade será consideravelmente diferente” com a instalação de uma rotunda semaforizada para permitir o atravessamento a meio dos veículos do Metrobus (ver imagem).

Ver Direto do Notícias de Coimbra nesta manhã de quarta-feira

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE