Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Vamos

Há um Jardim Sensorial nesta freguesia de Pombal

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 6 meses atrás em 29-08-2023

A Fundação Dr. José Lourenço Júnior, de Abiul, Pombal, com o apoio do Prémio BPI Seniores 2022, promovido pelo BPI e Fundação “La Caixa”, vê agora concluída a renovação do espaço exterior do Lar Otília Lourenço, em Abiul, com a criação de um Jardim Sensorial, com especificidades próprias, únicas neste concelho.

PUBLICIDADE

Um Jardim Sensorial é um lugar único e um caminho para o bem-estar. Neste espaço podemos estimular os sentidos, relaxar o nosso interior e conectar-nos com a natureza. Nele, somos livres de apreciar as várias espécies de plantas e de pequenos animais que coabitam, tornando-nos nós mesmos uma parte integrante deste maravilhoso ecossistema. Acalmar a mente, reduzir o stress e restaurar a função cognitiva, são as principais experiências sensoriais que se podem usufruir.

Estar num Jardim Sensorial pode diminuir o desconforto e proporcionar um renovado sentido de confiança. A oportunidade de controlar as experiências no Jardim, permite que pessoas de todas as idades e capacidades, dele beneficiem. As possibilidades de escolha entre estar ao sol ou à sombra, de se sentar, deitar ou de explorar, contribuem para que o visitante experimente benefícios psicológicos e fisiológicos.

O Jardim Sensorial, constitui-se ainda como um espaço de educação não-formal para todas as pessoas, independente de qualquer limitação física ou cognitiva; nascendo como proposta de inclusão social, soma-se-lhe a perspetiva pedagógica para o ensino da biodiversidade, sendo ainda uma opção recreativa e um espaço não-formal de promoção educacional para a sustentabilidade.

É com muita satisfação que a partir do mês de setembro, o Jardim Sensorial do Lar Otília Lourenço, estará disponível para utilização, não apenas pelos utentes da instituição, mas por outras instituições, mediante marcação prévia. Espera-se a dinamização, neste espaço, de atividades diferenciadas para seniores, atividades intergeracionais bem como workshops e ateliers, por parceiros diversos.

Este espaço contribui para objetivos de desenvolvimento Sustentável ODS 3|Garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos em todas as idades; ODS 11 | Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS 17 | Parcerias e Meios de Implementação.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com