Conheça as nossas sugestões para o penúltimo fim de semana do ano de 2025.
O Grande Auditório do Convento São Francisco recebe no sábado, 20 de dexembro, um Concerto Solidário de Natal promovido pela Orquestra Clássica do Centro. O espetáculo tem início às 17:00 e os bilhetes têm um custo de 7,50 euros.
Trata-se de uma viagem pela música de Natal que vai do sacro ao profano, com obras de Edvard Grieg, Edward Elgar e Alessandro Scarlatti, incluindo a Cantata Pastoral para o Nascimento de Nosso Senhor, com libreto de Antonio Ottoboni.
A viagem termina com a interpretação de algumas das mais conhecidas canções de Natal, com a participação da soprano Marina Pacheco e dos coros Coimbra Vocal, Choral Poliphonico de Coimbra, Coro de Pais e Encarregados de Educação da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra e Coro do Conservatório Regional de Coimbra.
Dirigido a toda a família, o Teatro da Cerca de São Bernardo acolhe no sábado, a partir das 11:00, um espetáculo do Taleguinho.
Trata-se de um projecto musical para a infância de Catarina Moura e Luís Pedro Madeira e que neste dia vai deixar todos a “Ficar a ver as Estrelas” com músicas de Natal do cancioneiro galaico-português. Os bilhetes têm um custo de cinco euros.
O UC Exploratório convida os interessados para mais uma sessão do ciclo “Conversar é o melhor remédio”. No sábado, a partir das 17:00, vai-se falar sobre como a robótica pode ajudar a recuperar o movimento humano, numa conversa com Rodrigo Silva, fisioterapeuta e especialista clínico.
O objetivo é dar a conhecer o facto de já existirem equipamentos que permitem repetir movimentos de forma precisa, criar ambientes motivadores e envolventes, tornando assim todo o processo de recuperação mais eficaz, mas sem substituir o toque humano do fisioterapeuta. A entrada é gratuita.
Na Casa do Cinema de Coimbra, a proposta passa pela exibição da cópia restaurada da primeira longa metragem do realizador português Manoel de Oliveira. A sessão tem início às 14:30 de sábado e os bilhetes têm um custo de seis euros.
O filme é protagonizado por crianças do Porto, cidade onde foi rodado. Carlitos, o sonhador tímido, e Eduardinho, o líder destemido, cortejam Teresinha, a única rapariga do grupo.
Se preferir atividades ao ar livre, uma das opções passa pelo Mercado de Natal de Coimbra na Praça do Comércio. Quatro dezenas de artesãos e espaços de alimentação celebram o espírito natalício numa iniciativa promovida pela União das Freguesias de Coimbra.
No sábado, está marcado para as 17:00 um espetáculo com o Rancho Folclórico Camponeses de Montessão de S. Martinho do Bispo. Para domingo, as propostas passam pela Associação Filarmónica Adriano Soares (14:00), Coro de Professores de Coimbra e Coro Misto da Aposenior (16:00) e uma Serenata Coimbra “O meu menino é D’Oiro” (17:00).
A Praça 8 de Maio volta a ser palco de um espetáculo imersivo que junta bailado e videomapping 360º. “All About Christmas”, da Vórtice Dance Company. O projeto transforma as fachadas em portais de luz e cor inspirados no universo do Quebra-Nozes, levando o público por florestas de neve, batalhas mágicas e reinos luminosos.
Cada sessão tem cerca de 30 minutos (15 minutos de espetáculo de bailado e 15 minutos de interação com as personagens), com o videomapping em permanência. As sessões decorrem sucessivamente, entre as 18:30 e as 22:30 (última sessão às 22h00), com acesso gratuito.
Se visitar o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, não se esqueça de conhecer a exposição Mistura #8.
Resultado de uma oficina-performativa desenvolvida pela artista brasileira Marina Guzzo na edição do Festival Linha de Fuga 2024, o projeto foi registado por Carlota Lagido e transformado nesta exposição que agora será exibida, dentro da programação do Festival Linha de Fuga em 2025.
O eixo Rua Visconde da Luz e Rua Ferreira Borges volta a receber no domingo, 21 de dezembro, mais uma Montra das Artes e Ofícios entre as 09:00 e as 19:00.
O evento reúne expositores ligados às artes e ofícios tradicionais, com demonstrações ao vivo que permitem acompanhar as várias fases de criação de uma peça artesanal. Contará com duas arruadas: de manhã, a partir das 11:00, é a vez da Associação Filarmónica Adriano Soares e, depois das 15:00, é a vez das Concertinas Sons de Casconha.
O programa Coimbra Natal contempla ainda dois momentos musicais. A primeira acontece no sábado, a partir das 16:00, no Átrio da Câmara Municipal de Coimbra com o Coro Misto da Universidade de Coimbra.
A segunda tem lugar domingo na Igreja de Santa Cruz. A partir das 19:30, a Ritornello – Associação Cultural apresenta uma Camerata Joanina. Um programa inteiramente dedicado aos grandes mestres do período barroco da música dos séculos XVII e XVIII.
Caso prefira espaços fechados, o Museu Municipal de Coimbra e o Centro de Arte Contemporânea de Coimbra estão de portas abertas durante todo o fim de semana.
PUBLICIDADE
