Fadistas garantem Serenata da Queima das Fitas após resolução de problemas com organização

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 04-04-2018

A Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra (AAC) anunciou hoje que vai participar na Queima das Fitas e garantir a realização da Serenata Monumental, por terem sido resolvidos os problemas com a organização.

PUBLICIDADE

sé velha

A 01 de março, a secção cultural responsável pela Serenata Monumental tinha comunicado a recusa em participar na Queima das Fitas deste ano face aos vários problemas que enfrentava, nomeadamente a ausência de financiamento nos últimos dois anos, as “péssimas condições” de ‘backstage’ oferecidos aos vários grupos académicos que integram a estrutura, bem como a necessidade de apuramento de responsabilidades “pelas irregularidades suscitadas” nos relatórios das festas de 2016 e 2017.

PUBLICIDADE

Resolvidos os problemas, a Secção de Fado anunciou hoje, em comunicado enviado à agência Lusa, que vai participar na Queima das Fitas, nomeadamente na organização artística da Serenata Monumental, Sarau de Gala, Chá Dançante e nas noites de concertos na Praça da Canção.

“Tendo assegurado, junto da COQF [Comissão Organizadora da Queima das Fitas] 2018 e da AAC, o cabal cumprimento das condições supramencionadas, a Secção de Fado vem por este meio comunicar que estão reunidas as condições necessárias à sua participação na Queima das Fitas 2018”, afirma a estrutura, que conta com nove grupos musicais.

PUBLICIDADE

publicidade

No documento, a secção saúda a direção-geral da AAC, o Conselho Fiscal e a COQF “pela postura proativa com que encetaram todos os esforços, com vista à resolução do problema”.

A posição inédita de se recusar a participar na Queima das Fitas, explica a estrutura, “foi tomada na firme convicção de que só por esta via as estruturas académicas poderiam finalmente receber as verbas devidas e cercear o contexto de asfixia financeira em que maioritariamente se vêem mergulhadas”

Para além disso, a secção acredita que também só por esta via “os grupos académicos teriam condições dignas do estatuto particular de que gozam no contexto de uma verdadeira festa académica; e só por esta via haveria lugar ao apuramento da responsabilidade disciplinar no âmbito de processos conduzidos pelos órgãos de fiscalização da casa”.

“A Academia irreverente que propugnamos obriga-nos à intransigência com que exigimos uma mudança de atitude perante as secções da casa”, sublinha a Secção de Fado.

Já a 01 de março, o vice-presidente da estrutura, Emanuel Nogueira, explicou à agência Lusa que se houvesse uma resolução dos problemas seria anulada a decisão de não participar na Queima das Fitas.

“A Secção de Fado teve um papel importante no regresso da Queima das Fitas e esta é uma atitude de desespero”, sublinhou, na altura, Emanuel Nogueira.

Segundo o dirigente, desde 2016 que nenhuma secção cultural ou desportiva recebia apoio a partir do lucro da Queima das Fitas (fonte principal de financiamento das secções da AAC), por haver um diferendo nos relatórios das festas de 2016 e 2017, que continuava sem aprovação por parte do Conselho Fiscal.

queima das fitas 2018

Entretanto, a Comissão Organizadora da Queima das Fitas (COQF) emitiu um comunicado para afirmar que a Serenata Monumental será realizada no dia 3 de Maio de 2018 com a actuação da Secção de Fado (SF) da associação Académica de Coimbra (AAC).

Aproveita para informar que ainda antes da Secção de Fado comunicar em Assembleia Magna que não iria actuar na Serenata, já o actual Secretário-geral da organização da Queima das Fitas tinha reunido com o vice-presidente da Secção, por via do Secretário-geral do Conselho Cultural, de forma a conhecer os problemas que, no passado, afectaram a SF da AAC.

De facto, o secretário-geral eleito para a edição de 2018 e 2019, após ter tomado conhecimento dos factores financeiros e logísticos, que levaram ao descontentamento por parte da secção de fado,procurou de imediato trabalhar com a secção, de modo a encontrarem soluções, acrescenta  COQF.

Assim, em virtude de um trabalho conjunto da Queima das Fitas com a Direcção-geral da AAC, Conselho Cultural e Secção de Fado irá ser possível a realização da Serenata Monumental da Queima das Fitas, conclui.

A Queimas das Fitas de Coimbra decorre este ano de 04 a 11 de maio.

fado

Veja o comunicado da Secção de Fado:

Fundada a 25 de Junho de 1980, a Secção de Fado sempre lutou e lutará em prol da Academia de Coimbra e da sua identidade.
Os recorrentes problemas com a realização e organização da Queima das Fitas (a progressiva descaracterização da festa; a sistemática desconsideração das estruturas da casa e o concomitante atraso na distribuição de verbas que lhes cabem estatutariamente) levou a que a Secção de Fado, depois de malogradas todas as tentativas de resolução do problema empreendidas no curso de vários meses, tenha sentido o dever, pela sua história e identidade, de tomar uma posição em Assembleia Magna relativa a essa situação, em prol da AAC e das suas estruturas, da Tradição e de toda a Academia de Coimbra.
Neste sentido, para que a Secção de Fado tomasse parte no programa da edição de 2018 da Queima das Fitas, nomeadamente na organização artística da Serenata Monumental e do Sarau de Gala, bem como na habitual participação no Chá das Cinco, Chá Dançante e Noites de Parque, foram exigidas três condições:
1. a distribuição de verbas em atraso das duas edições anteriores da Queima das Fitas às estruturas anteriormente referidas;
2. condições dignas de backstage para os grupos académicos;
3. diligenciar pelo apuramento de responsabilidades pelas irregularidades suscitadas na apreciação dos relatórios da Queima das Fitas de 2016 e 2017.
Esta posição inédita, tornada pública no passado dia 28 de Fevereiro, foi tomada na firme convicção de que só por esta via as estruturas académicas poderiam finalmente receber as verbas devidas e cercear o contexto de asfixia financeira em que maioritariamente se vêem mergulhadas; que só por esta via os grupos académicos teriam condições dignas do estatuto particular de que gozam no contexto de uma verdadeira festa académica; e que só por esta via haveria lugar ao apuramento da responsabilidade disciplinar no âmbito de processos conduzidos pelos órgãos de fiscalização da casa.
No absoluto respeito pela missão social, cultural e democrática da Associação Académica de Coimbra, não nos podíamos coibir de a assumir: o sentimento de pertença à secular tradição da Queima das Fitas assim o impunha.
A Academia irreverente que propugnamos obriga-nos à intransigência com que exigimos uma mudança de atitude perante as secções da Casa.
Tendo assegurado, junto da COQF 2018 e a DG/AAC, o cabal cumprimento das condições supramencionadas, a Secção de Fado vem por este meio comunicar que estão reunidas as condições necessárias à sua partipação na Queima das Fitas 2018.
Neste processo, cumpre-nos saudar a Direcção-Geral da AAC, o Conselho Fiscal da AAC e a Comissão Organizadora da Queima das Fitas 2018 pela postura proactiva com que encetaram todos os esforços com vista à resolução do problema.
Numa época de reflexão sobre o passado como o que nos oferece o momento presente, a Secção de Fado reitera o seu compromisso para com a construção de uma Academia renovada à altura dos seus melhores pergaminhos.

A Direcção da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE