Região

Há sardinha na telha e outros sabores da Gândara junto à Barrinha da Praia de Mira (com vídeos)

Bruna Correia | 2 anos atrás em 15-09-2022

Até domingo, dia 18 de setembro, o Largo da Barrinha, na Praia de Mira, recebe a 23ª Mostra Gastronómica da Região da Gândara e a entrada é livre. Além da Confraria Nabos e Companhia, estão seis restaurantes presentes: Pátio Tabuinhas, Tapisco by Beto, Cuco, North Star, Apollo Caffé e Ninho do Pescador. 

PUBLICIDADE

Desde o bacalhau com grelos, à sardinha da telha e sarrabulho, até ao piteu de raia ou rojões, são vários os petiscos típicos da região, mas também sobremesas, como o doce de abóbora e o pudim de ovos. O primeiro dia do evento, 15 de setembro, encheu a tenda de curiosos em provar os sabores da Gândara e contou com animação do grupo Sarr’a Velha e da Estudantina.

Não é só de gastronomia e animação que a mostra é feita já que, na parte do artesanato, é possível conhecer a história dos barcos da arte xávega da Praia de Mira, e pode ainda contribuir para o movimento “Todos pela Larinha”, com tampas ou comprando uma rifa.

PUBLICIDADE

Na banca do Pátio do Tabuinhas todos estão vestidos a rigor e Natália Guerra explicou o motivo: “A mostra gastronómica é da Gândara e nós somos da Gândara. Tenho o restaurante e o bar na Praia de Mira, mas tenho muito orgulho em ser da Gândara e estamos a representá-la”. Na tasca do North Star o prato mais pedido é o bacalhau à casa, mas o segredo não pode ser revelado, sendo este um bacalhau frito servido com batata frita e um molho de cebolada por cima.

Quanto à sardinha na telha, Augusto Pato, da Confraria Nabos e Companhia, revelou que tem de ser pescada no dia e vai ao forno para ser assada em cima de telha durante dez minutos. “Esta sardinha na telha é uma tradição da Confraria e sai muito bem”, acrescentou.

PUBLICIDADE

publicidade

Os valores dos pratos variam, podendo ir dos 6€ até aos 15€.

Veja os vídeos do NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE